Angola capta novos investimentos no Fórum Japão-África

Angola capta novos investimentos no Fórum Japão-África

O país vai participar no Fórum Económico Público-Privado Japão-África, a decorrer Quinta e Sexta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, com o objectivo de captar investimento nipónico para o desenvolvimento do continente berço.

Para o efeito, na manhã de ontem, para aquela cidade sul-africana, deslocou-se uma delegação chefiada pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, que integra o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, e quadros seniores de ambos os pelouros. Em declarações à Angop, no aeroporto de Luanda, o director Nacional de Integração, Cooperação e Negócios Internacionais do Ministério da Economia e Planeamento, António Marcolino Pombal, recordou que Angola possui programas internos que pretende potenciar com o investimento directo e externo do Japão.

“O Japão já investe em Angola em alguns domínios, mas nós queremos fortalecer o investimento e criar parcerias empresariais, para que os empresários angolanos possam desenvolver os seus negócios com empresários japoneses”, elucidou. António Marcolino Pombal considera que o encontro serve ‘também para fortalecer as relações entre o Japão e os estados africanos.

Revelou que o país do sol nascente é um dos principais investidores no continente e tem feito inúmeros investimentos, visando o desenvolvimento sustentável de vários países africanos, inclusive de Angola. “Neste encontro vamos analisar caminhos para os africanos desenvolverem as suas economias nos diferentes sectores, com destaque para o social, o investimento directo, o ambiente de negócios e outros que resultem na criação de melhores condições de vida para as populações”, concluiu.