Canadá nega visto ao activista angolano Rafael Marques

Canadá nega visto ao activista angolano Rafael Marques

A Embaixada do Canadá na África do Sul negou um visto de entrada ao activista político angolano Rafael Marques, que pretendia viajar por motivos familiares, notícia o jornal canadiano The Globe & Mail.

Uma porta-voz do Departamento Federal de Imigração do Canadá, Beatrice Fenelon, citada pelo jornal, justificou a recusa dos serviços migratórios com a probabilidade de Rafael Marques pretender viver ilegalmente no Canadá, onde residem o seu filho e a esposa. Além disso, segundo a mesma porta-voz dos serviços migratórios do Canadá, sob Rafael Marques “pendem acusações criminais” em Angola. A advogada de imigração de Toronto, Chantal Desloges, declarou que o teste legal para obtenção de um visto de entrada no Canadá “é notoriamente vago e pode ser difícil para muitas pessoas se encontrarem”.

Os candidatos devem convencer um funcionário canadiano de que deixarão o Canadá no final da sua estada autorizada, mas isso pode ser impossível de provar, referiu ela. “Além disso, acrescentou, o teste é altamente discricionário e dá aos funcionários uma  enorme margem para acreditarem, ou não, que um candidato deixará o Canadá no final da autorização.” Contacto por este jornal, o activista não confirmou nem desmentiu a informação. “Não respondo a propaganda”, afirmou, Rafael Marques. O activista, desde 19 de Março está a ser julgado em Angola sob acusação de “injúrias e ultraje a órgão de soberania”, julgamento que tem conhecido sucessivos adiamentos.

Requisitos necessários para pedido de visto no Canadá

Constam nos requisitos para o pedido de visto um passaporte original, com validade mínima de seis meses; fotocópia da última declaração de Imposto de Renda; 1 foto 3×5; Cópia do RG; 3 últimos extractos bancários; 3 últimos extractos de investimentos, aplicações, etc; Um formulário para visto de turismo IMM5257, preenchido e assinado; Formulário adicional para pedido de visto preenchido e assinado. Passaportes anteriores originais (caso possua) constam igualmente na lista de documentos requeridos.