Ministra da Indústria participa no fórum económico Japão-África

Ministra da Indústria participa no fórum económico Japão-África

A ministra da Indústria, Bernarda Martins, encontra-se desde ontem, Quarta-feira, em Joanesburgo, África do Sul, para, de hoje a amanhã, participar no fórum económico Japão-África.

Além da titular da Indústria, integram a delegação angolana o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, bem como quadros séniores de ambos pelouros. O encontro reúne governantes africanos e japoneses e distintas instituições e empresas preponderantes na promoção do desenvolvimento. Organizado pelos governos do Japão e da África do Sul, o fórum visa providenciar uma oportunidade às empresas japonesas e africanas para abrirem espaços destinados a capitalizar e facilitar abordagens para incrementar investimentos nos respectivos países, mobilizando fundos públicos e privados.

A reunião vai abordar, entre outras questões, “oportunidades e desafios para uma colaboração entre o Japão e África”, “o reforço da conexão e melhoria das infra- estruturas em África”, “novas fronteiras para negócios em África” e “desafios para as transformações económicas em África e o contributo do Japão”. O evento vai também salientar os desafios atinentes ao crescimento económico impulsionado pelo sector privado e apresentação de exemplos profícuos e inovadores de maneira a perscrutar abordagens progressivas.

O fórum Japão-África foi instituído na sexta cimeira da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), realizada em 2016, em Nairobi, no Quénia, pelos chefes de Estado e de Governo de África e do Japão. Com periodicidade plurianual, visa favorecer, a criação de parcerias entre os actores privados africanos e japoneses, bem como encorajar os meios de negócios nipónicos a investir directamente no continente africano.