Análise Diária: Negociações realizadas na BODIVA atingiram Kz 68,974 mil milhões em Abril

Análise Diária: Negociações realizadas na BODIVA atingiram Kz 68,974 mil milhões em Abril

As negociações registaram crescimento de 332,5%, face ao período homólogo

POR: Atlantico

Espaço Angola

As negociações realizadas no mercado secundário de Dívida Pública ao longo do mês de Abril atingiram Kz 68,974 mil milhões, um crescimento de 332,5% face ao período homólogo.  A procura pela segunda emissão dos Eurobonds atingiu USD 9 mil milhões, um valor três vezes superior ao montante colocado pelo Executivo.

Espaço Internacional

EUA: A balança comercial registou défice de USD 49,0 mil milhões em Março, que representa uma melhoria de 15,1% face ao mês anterior. Zona Euro: O Índice de Preços no Consumidor apresentou variação homóloga de 1,2% ao longo do mês de Abril, uma desaceleração de 0,1 p.p. face ao período anterior.

Visão Atlantico

As negociações realizadas no mercado secundário de Dívida Pública ao longo do mês de Abril atingiram 68,974 mil milhões AOA, um crescimento de 332,5% face ao período homólogo. O desempenho positivo do mercado secundário continua a reflectir o aprofundamento dos fundamentos do mercado de dívida, o aumento da confiança nos seus mecanismos, o incremento da sua relevância no sector financeiro e o reconhecimento como alternativa às poupanças das famílias e empresas. Neste sentido, o seu aprofundamento e extensão para as transacções de dívida privada apresentam-se como desafios que poderão conferir maior robustez, consistência e liquidez ao sistema financeiro e na melhora dos níveis de financiamento à economia.

A balança comercial registou défice de 49,0 mil milhões USD em Março, que representa uma melhoria de 15,1% face ao mês anterior. A contribuir para redução do défice, está a diminuição das importações em 1,8% para 257,5 mil milhões USD, enquanto as exportações ascenderam para 208,5 mil milhões USD, que corresponde a um aumento de 2,1% face ao mês anterior. Destaca- se que o valor registado afigura- se como sendo o menor défice em quatro meses, numa altura em que medidas proteccionistas têm sido adoptadas pelos EUA para reduzir o seu défice com os seus principais parceiros comerciais.