Angolano distinguido com medalha de ouro na Feira Internacional de Inventores da Suíça

Angolano distinguido com medalha de ouro na Feira Internacional de Inventores da Suíça

Chama-se Bitombekele Lei Gomes, da Associação Angolana de Inventores e Inovadores(AA@ ii), e foi recentemente premiado com uma medalha de ouro, durante a sua participação na 46ª edição do Salão Internacional das Invenções de Genebra, na Suíça

POR: Ireneu Mujoco

A distinção, atribuída pela Associação Europeia de Inventores(AEI), premiou também a Associação Angolana de Inventores e Inovadores, de que Lei Gomes é presidente, pelo excelente trabalho que desenvolve no campo da investigação científica. Lei Gomes fez-se acompanhar pelo seu assistente, Benvindo Macuala Songui. A sua distinção resultou da apresentação do seu projecto designado “Mandombe 01”.

Este projecto é um novo código tecnológico que se pretende implementar em África e permitirá codificar os conhecimentos científicos numa perspectiva genuinamente africana. Em conversa com O PAÍS, explicou que através deste novo código é possível conceber-se uma nova linguagem nas áreas de informática, mecânica, física e matemática. Revelou que este novo código tecnológico tem o seu impacto no debate da Filosofia Africana, a qual pretende que tenha igualmente uma perspectiva mais africana do que ocidental.

No entender deste jovem inovador, a Filosofia Africana deve servir- se deste novo código para sustentar o seu discurso africano. Lei Gomes definiu o Mandombe 01 como sendo uma máquina que funciona como “o sistema nervoso humano, com um hemisfério no lado esquerdo e o outro no lado direito”.

Participação

Num universo de mil inventores e produtores, entre 725 exposições de 40 países, Angola foi o único país africano que arrebatou a medalha de ouro, superando a Tunísia, Marrocos e o Egipto, outros representantes do “Continente berço” neste certame internacional. Decorrido em finais de Abril, o certame contou com a participação de 80 por cento de empresas e universidades, tendo sido visitado por mais de 30 mil pessoas, e coberto por 650 jornalistas idos de todas as partes do Mundo, segundo informações disponíveis no site da organização.

Outras premiações

Em 2016, Lei Gomes participou também numa feira na República Federativa do Brasil, na qual arrebatou um outro prémio com a apresentação do projecto “Malonda 01”, que é um laboratório móvel de física. Neste mesmo ano, para além da premiação de outros concorrentes angolanos, a organização deste evento havia atribuído também um troféu ao antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pelo seu empenho na investigação científica em Angola. Ainda em Novembro, a Associação Angolana dos Inventores e Inovadores participou e foi distinguida numa outra feira realizada em Nuremberg, na Alemanha.