Especialistas no exterior elogiam prática de marxismo como chave para sucesso da China no desenvolvimento

Especialistas no exterior elogiam prática de marxismo como chave para sucesso da China no desenvolvimento

Especialistas e estudiosos no exterior elogiaram a prática sábia do marxismo pela China, adaptando a teoria para a sua realidade variável, como chave do seu sucesso no desenvolvimento, ao comentarem o discurso do presidente chinês, Xi Jinping, em comemoração aos 200 anos do nascimento do filósofo alemão Karl Marx, na Sexta-feira.

Harro von Senger, professor do Instituto Suíço de Direito Comparado, disse que a chave para o sucesso do desenvolvimento da China está na sua capacidade de implementar o marxismo e enriquecer a teoria com a sua prática vigorosa e ampla. O marxismo não é apenas uma visão científica do mundo, mas também uma metodologia científica, acrescentou. Von Senger enfatizou que outro motivo para o sucesso da China é que o país não tomou o marxismo meramente como uma doutrina. Em vez disso, o combinou num modo flexível com as condições nacionais e formulou directrizes e políticas correctas.

Na Sexta-feira, no seu discurso numa reunião, em Beijing, para celebrar o 200º aniversário do nascimento do pioneiro do movimento comunista internacional, o presidente Xi Jinping elogiou o marxismo como uma teoria aberta e científica capaz de responder aos novos desafios da sociedade humana. “O marxismo, pela primeira vez, explorou o caminho para a liberdade e libertação da humanidade a partir da posição da população e apontou a direcção, com teoria científica, para uma sociedade ideal sem opressão ou exploração, onde todas as pessoas desfrutariam de igualdade e liberdade”, disse Xi.

Li Renliang, especialista do Instituto Nacional de Administração de Desenvolvimento da Tailândia, disse que a prática sábia do marxismo pela China conforme a sua realidade mostra que a teoria científica guiou o desenvolvimento do país, e este, em retorno, enriqueceu o pensamento profundo. Midhuam Saud, vice-presidente da Organização Comercial e Cultural da China das Maldivas, disse que o socialismo com características chinesas demonstra como a China adoptou o marxismo para o seu próprio desenvolvimento. A China comprovou a viabilidade do marxismo na prática, acrescentou Gai Lin, secretário-geral do Grupo de Amizade UE-China do Parlamento Europeu, assinalou que o Partido Comunista da China tem o mesmo espírito de se empenhar constantemente para os ideais que Marx possuía.

Gai disse que esse espírito motivou o país asiático a iniciar o socialismo com características chinesas e a introduzir o conceito de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, num esforço para alcançar o rejuvenescimento da nação chinesa e construir um mundo melhor. Stephan Ossenkopp, membro sénior do Instituto Schiller da Alemanha, um think tank, disse que o discurso de Xi o impressionou com a ênfase da China no desenvolvimento centrado no povo. O socialismo com características chinesas, derivado do marxismo, tirou milhões de pessoas da pobreza e impulsionou o sucesso económico notável da China, acrescentou.