Angolana Sonangol honra pagamento de navios-sonda encomendados na Coreia do Sul

Angolana Sonangol honra pagamento de navios-sonda encomendados na Coreia do Sul

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) vai honrar os compromissos financeiros assumidos com a encomenda de dois navios-sonda à empresa sul-coreana Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., Ltd (DSME), informou a estatal angolana em comunicado.

O comunicado adianta que o entendimento foi alcançado Quinta-feira passada, no decurso de um encontro realizado à margem da Conferência de Tecnologias Marítimas (OTC, na sigla em inglês) em Houston, Texas (EUA), entre delegações da Sonangol e da empresa sul-coreana.

Para o efeito, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, acordou os mecanismos a accionar pela petrolífera nacional, visando o abate da dívida com a empresa sul-coreana, para que os navios sonda comecem a operar em 2019.

Em comunicado divulgado em Março de 2017, a Sonangol revelou que negociava com os seus parceiros internacionais um novo modelo de negócio que permitisse, “para breve”, colocar dois navios sonda em serviço encomendados à Coreia do Sul.

Informação divulgada na mesma altura pela imprensa sul-coreana, havia indicado que o grupo norte-americano ExxonMobil poderia adiantar 879 milhões de dólares, verba necessária para que os estaleiros navais Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering libertassem as duas estruturas encomendadas pela Sonangol para a realização de furos de prospecção petrolífera. (Macauhub)