Mais de 150 empresas são esperadas na Feira Internacional de Benguela

Mais de 150 empresas são esperadas na Feira Internacional de Benguela

No âmbito das festividades alusivas aos 401 anos da cidade de Benguela, acima de 150 empresas estarão reunidas para exporem as suas potencialidades, fazer parcerias e fechar negócios

POR: Miguel Kitari

A cidade de Benguela acolhe, de 16 a 20 do mês em curso, a oitava edição da Feira Internacional (FIB) de Benguela, que terá lugar no Estádio Nacional de Ombaka, enquadrada nas festividades dos 401 anos de existência da cidade de Benguela. Segundo Manuel Novais, director- geral da Eventos Arena, são esperadas na edição de 2018 da FIB perto de 150 empresas, número que poderá crescer nos próximos dias, realçando a presença de uma firma de produção de embalagens de plástico, com sede na província de Benguela.

“Trata-se da Carterplaste, que vem pela primeira vez. No entanto, não é a única. Vamos contar igualmente com a Águas da Chela, uma empresa da província da Huíla”, revelou. Quanto à participação internacional, Manuel Novais frisou que não será nos moldes de tempos idos, em virtude da conjuntura económica actual do país. “Não teremos uma participação internacional com empresas vindas do exterior, como era feito na Feira Internacional de Luanda. Teremos sim, a participação de empresas internacionais através das suas representações”, sublinhou. Durante a FIB, que arranca dentro de semana e meia, empresários de várias regiões do país anseiam por oportunidades de negócios numa região potencialmente agrícola e com uma indústria renascente.

Organizada pelo Grupo Eventos Arena, em parceria com o Governo Provincial de Benguela, a exposição tem como lema “FIB, a maior bolsa de negócios do Sul de Angola”, contará com o sector bancário em força, como enfatizou o director-geral da Arena Eventos. Manuel Novais avançou ainda que, durante o evento que visa, igualmente, ressaltar as potencialidades agro-pecuárias, turísticas, industriais e a cadeia logística da região, estão ainda agendados vários eventos, como fórum de oportunidade, que contará com prelecções de renomados economistas do país.

“O BFA vai promover um Workshop sobre importação e exportação, ao passo que a Unitel vai promover as novas tecnologias e serviços prestados pela empresa operadora de telefonia móvel”, avançou, acrescentando que está tudo acautelado para que esta edição seja um sucesso. Apuramos ainda, que durante o certame, a Ensa-Seguros de Angola vai promover um acto de adesão e emissão de apólices, além de consultas e a prestação de outros serviços. Para o efeito, de Luanda, a empresa vai fazer deslocar uma equipa de técnicos afectos a várias áreas. Dada a sua importância e pelo facto de Benguela ser o segundo pólo industrial do país, depois de Luanda, é apontado como um acontecimento que atrai muitos homens de negócios e não só.

401 Anos de existência é quanto a cidade das “Acácias Rubras” (Benguela) vai completar no próximo dia 17 de Maio.

2011 No do lançamento da FIB, cujo objectivo é promover as potencialidades da província de Benguela, assim como atrair investimentos.

150 É o número de empresas aguardadas para a edição deste ano da Fei ra Internacional de Benguela.