Dirigente portuguesas fala sobre as mulheres na política na UAN

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai proferir uma palestra na Universidade Agostinho Neto sobre a participação das mulheres na política. A razão desta deslocação foi um convite da Universidade Agostinho Neto para uma palestra sobre a participação das mulheres na política”, disse à agência Lusa Assunção Cristas, referindo que já esteve anteriormente nesta universidade de Luanda enquanto académica.

Como líder centrista, esta é a primeira vez que se desloca a Luanda e, nesse âmbito, propôs também a realização de “encontros bilaterais com os partidos”, os quais decorrerão já na terça-feira. Assunção Cristas adiantou que terá reuniões com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) e ainda com a Organização da Mulher Africana.

A líder do CDS-PP, que é natural de Angola, estará acompanhada pela deputada Ana Rita Bessa. Assunção Cristas estará em Luanda quatro dias após a divulgação da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de enviar o processo do ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, arguido na Operação Fizz, para Angola.

Esta decisão era reclamada por Angola e perturbou as relações entre os dois países. A presidente centrista disse à Lusa que quando recebeu o convite da Universidade Agostinho Neto não era conhecida a decisão do Tribunal da Relação, que considerou ser “muito positiva para Portugal e para Angola”.

“Há muitos portugueses a viver em Angola e muitos angolanos a viver em Portugal e há uma forte interação económica, ao nível dos investimentos. Há uma relação histórica e cultural partilhada pela língua e um bom relacionamento [entre os dois países], mas havia esta situação menos agradável e que está ultrapassada”, justificou.