Análise Diária: Governo pretende privatizar 74 empresas públicas no médio prazo

Análise Diária: Governo pretende privatizar 74 empresas públicas no médio prazo

As receitas arrecadadas entre 2013 e 2017, com a privatização de 29 empresas, situaram-se em 23,4 milhões USD

POR: Atlantico

Espaço Angola

Os dados preliminares das Contas Nacionais demonstram que a economia contraiu em 2017, pelo segundo ano consecutivo, ao variar -2,5%, uma ligeira melhoria, de 0,1 p.p., face a 2016. • O governo pretende privatizar 74 empresas públicas, no médio prazo, com maior destaque para as ligadas ao sector industrial, segundo dados do Prospecto da última emissão de eurobonds.

Espaço Internacional

EUA: A produção industrial referente ao mês de Abril registou variação de 0,72%, um aumento de 0,02 p.p. em relação ao registo verificado no mês anterior. Zona Euro: O Índice de Preços no Consumidor registou em Abril variação homóloga de 1,2%, o que representa um abrandamento 0,1 p.p., em relação ao mês anterior.

Visão Atlantico

O governo pretende privatizar 74 empresas públicas, no médio prazo, com maior destaque para as ligadas ao sector industrial, segundo dados do Prospecto da última emissão de eurobonds. O processo de privatização que consistirá na transferência total ou parcial, da propriedade das empresas ou da sua gestão, da tutela pública para a privada, foi autorizado pelo titular do poder executivo através do Despacho Presidencial de nº 19/18 de 20 Fevereiro 2018. A sua implementação poderá encetar maior eficiência e aumento da capacidade produtiva, potencializar a melhor racionalização dos recursos disponíveis, o que poderá se reflectir positivamente na competitividade no mercado. Ainda de acordo com o Prospecto, de 2013 a 2017, aproximadamente 29 pequenas empresas foram privatizadas, o que gerou receitas para os cofres do Estado na ordem dos 23,4 milhões USD.

De realçar que o prazo previsto para a apresentação do plano de privatizações, ao titular do poder Executivo, foi de 60 dias a partir da data de publicação do Despacho realizada no dia 8 de Fevereiro de 2018. A produção industrial referente ao mês de Abril registou incremento de 0,72%, desempenho que supera em 0,02 p.p. a variação verificada no mês anterior. A contribuir positivamente para o desempenho do sector industrial, estão a variação positiva de 0,4% na manufactura, e de 2,5% na produção de máquinas. Destaca-se que a performance positiva da indústria é consecutiva em três meses. Os Estados Unidos da América está a atravessar um período positivo da sua economia com taxas de crescimento de 2,3%, inflação acima de 2% e taxas de desemprego na ordem dos 3,9%, dados referentes ao período em análise.