Análise Diária: Nova Lei do Investimento Privado exclui a obrigatoriedade de parceria nacional

Análise Diária: Nova Lei do Investimento Privado exclui a obrigatoriedade de parceria nacional

A Lei pretende promover o crescimento e a diversificação da economia

POR: Atlantico

Espaço Angola

A nova Lei de Investimento Privado, aprovada no dia 17 de Maio, exclui a obrigatoriedade do limite mínimo de 1.000.000 USD e a participação de 35% de capital nacional nos investimentos estrangeiros.  As operações de cedência de liquidez realizadas entre os bancos comerciais durante o mês de Abril atingiram 575,64 mil milhões AOA, um aumento de 510% face ao período homólogo.

Espaço Internacional

Reino Unido: Os pedidos iniciais de subsídio de desemprego apurados ao longo da segunda semana do mês de Maio registaram incremento de 5,2%, ao fixarem-se em 222 mil pedidos.  Alemanha: O Índice de Preços no Produtor referente ao mês de Abril registou variação de 2% face ao período homólogo, uma aceleração de 0,1 p.p. em comparação ao período anterior.

Visão Atlantico

A nova Lei de Investimento Privado, aprovada no dia 17 de Maio, exclui a obrigatoriedade do limite mínimo de 1.000.000 USD e a participação de 35% de capital nacional nos investimentos estrangeiros. A aprovação do presente instrumento jurídico reflecte uma maior abertura do país ao investimento privado, numa altura em que o país se depara com desafios financeiras e reduzidas poupanças para o financiamento da economia. Assim sendo, a remoção das barreiras à entrada de novos capitais, a redução da burocracia e a simplificação dos processos, poderão potencializar o nível de investimento privado, fundamentalmente, os ligados às pequenas e médias empresas, o que poderá impulsionar a criação de novos empregos e auxiliar o processo de diversificação da economia. Os pedidos iniciais de subsídio de desemprego apurados ao longo da segunda semana do mês de Maio registaram incremento de 5,2%, ao fixarem-se em 222 mil pedidos. O aumento de pedidos surge numa altura em que a taxa de desemprego encontra-se nos 3,9% (registo de Abril de 2018) e a economia apresenta uma dinâmica positiva, com taxas de crescimento superiores a 2%. Importa ressaltar, que o registo apurado dos pedidos de subsídio de desemprego representa o maior nível das últimas quatro semanas.