Analisada cooperação cultural entre Angola e Cabo-Verde

Analisada cooperação cultural entre Angola e Cabo-Verde

O reforço da cooperação bilateral nos mais variados domínios preencheu a agenda do encontro entre a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, e o ministro da Cultura de Cabo-verde, Abraão vicente

Durante o encontro, as duas entidades afl oraram questões relativas ao património cultural, com ênfase para os projectos de inscrição do Memorial do Cuito Cuanavale, o Corredor do Kwanza e o Complexo das Pinturas Rupestres de Tchitundo Hulo na lista do património mundial.

Maria da Piedade de Jesus fez referência à experiência de Cabo Verde neste domínio, considerando importante o apoio deste país irmão para que Angola possa, mais uma vez, ver incluídos na lista da Unesco como património mundial bens de valor incalculável na história angolana. Na vertente das indústrias culturais, Abraão Vicente manifestou total disponibilidade para passar a experiência do seu país a Angola.

O governante de Cabo-Verde afi rmou que o seu país pode ajudar, com a sua experiência, em acções destinadas ao fomento, promoção, preservação e valorização dos bens culturais angolanos, principalmente nas vertentes do artesanato, literário, música, moda.

O ministro cabo-verdiano fez menção aos projectos promovidos pelo Executivo no tocante à promoção do livro e da leitura, com a edição de clássicos da literatura cabo-verdiana, tendo em vista o fomento do gosto pela leitura, bem como algumas acções de incentivos destinados aos criadores e editoras.

Abraão Vicente solicitou igualmente Angola para integrar o projecto de candidatura do Campo de Concentração de Tarrafal a património mundial da Unesco, por estar directamente ligado ao processo da luta da independência angolana.

A nível bilateral Angola e Cabo- Verde têm rubricado cerca de 40 instrumentos jurídicos, entre os quais acordos, convenções e memorandos.