Workshop apresenta resultados da avaliação da agricultura familiar

Workshop apresenta resultados da avaliação da agricultura familiar

O Ministério da Agricultura e Florestas realiza hoje, em Luanda, um workshop para a apresentação dos resultados da primeira avaliação das actividades e investimentos do Governo de Angola em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) .

Texto de: Maria Custódia

No encontro, que decorrerá numa das unidades hoteleiras na baixa de Luanda, o Governo angolano e o FIDA apresentam uma análise dos resultados alcançados na luta contra a pobreza rural e os desafios que a agricultura familiar enfrenta no país, no quadro do financiamento de projectos para a promoção do desenvolvimento da actividade agrícola familiar.

A actividade conta com a presença do ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, do director do Escritório Independente de Avaliação (Independent Office of Evaluation em inglês), Óscar Garcia, bem como representantes do FIDA, directores nacionais dos ministérios da Agricultura e Florestas, Pescas, Finanças e representantes das Nações Unidas, Banco Mundial, organizações não governamentais, membros da sociedade civil e igrejas.

O workshop apresentará os principais resultados e recomendações da avaliação realizada pelo IOE, que fez uma análise dos 12 anos de trabalho conjunto entre o Governo angolano e o FIDA no sector da agricultura familiar.

A IOE avaliou um projecto concluído e possui três projectos em curso, em oito das 18 províncias de Angola. O custo total dos projectos foi de USD 107,3 milhões, dos quais USD 54,2 milhões foram financiados pelo FIDA.

O programa prevê que serão discutidas as lições aprendidas dos projectos, em matérias de igualdade de género e juventude, bem como gestão sustentável dos recursos naturais e adaptação às mudanças climáticas.