Membro do Conselho Constitucional pede uma candidatura de Paul Biya

Membro do Conselho Constitucional pede uma candidatura de Paul Biya

Um influente membro do Conselho Constitucional dos Camarões, supostamente independente e responsável, em particular, por proclamar os resultados das eleições presidenciais, assinou um apelo à candidatura, em 2018, do presidente Paul Biya, 85 anos, no poder desde 1982.

Paul Biya será candidato a um novo mandato? Uma eleição presidencial está marcada nos Camarões para o final do ano, normalmente em Outubro. Várias personalidades já anunciaram a intenção de se candidatarem. Paul Biya ainda não se decidiu, mas é apresentado pelo seu partido como o candidato “natural”.

Candidato natural

Numa “moção de apoio” ao presidente camaronês, líderes do partido no poder e chefes tradicionais do Sul dos Camarões, a região de origem do chefe de Estado, pediram “solenemente” que ele se candidatasse às eleições presidenciais de 2018, “para as quais tem assegurado o nosso apoio massivo, unânime e incondicional “. O nome de Jean Fouman Akame, membro do Conselho Constitucional, está na lista dos signatários do apelo que foi publicado pelo jornal estatal camaronês, “Tribune”.

“Paul Biya é o nosso candidato para as próximas eleições, dado o seu registo eloquente, a sua credibilidade nacional e internacional, económica, social e cultural”, subscreveram os autores da moção. Por sua vez, os adversários descrevem o balanço do actual chefe de Estado como “caótico”. Jean Fouman Akame, magistrado considerado próximo a Paul Biya, desempenhou o cargo de conselheiro do presidente encarregado dos assuntos jurídicos até à sua nomeação para o Conselho Constitucional. Ele é um dos homens mais influentes do actual regime.

Embaixador americano convocado

O Conselho Constitucional é especialmente responsável por resolver as disputas nas eleições presidenciais e proclamar os resultados. Muitos dos seus membros são provenientes do governo do Partido Democrático do Povo Camaronês (CPDM). Há dez dias, o embaixador dos EUA nos Camarões, Peter Henry Barlerin, divulgou uma declaração na qual dizia ter “sugerido (numa entrevista) ao presidente que reflectisse sobre o seu legado, e como ele quer ser lembrado nos livros de história”. “Ele também denunciou os abusos nas áreas de língua inglesa pelas forças do governo. O governo dos Camarões havia convocado o embaixador para expressar-lhe a sua “forte desaprovação”.