Presidente sírio ameaça uso da força contra curdos para recapturar território

Presidente sírio ameaça uso da força contra curdos para recapturar território

Numa entrevista ao canal de televisão Russia Today, transmitida hoje, Al-Assad disse que favorecia as negociações com as Forças Democráticas da Síria (FDS), mas “se isso não funcionar, vamos libertar os territórios pela força”.

No final de Abril, iniciaram-se confrontos entre as forças do regime sírio e os combatentes das FDS na província de Deir-Ezzor, rica em petróleo, que esteve anteriormente nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI).

A província havia sido objecto de uma corrida entre as forças do regime de Al-Assad, apoiadas pela Rússia, e as FDS, apoiado pela coligação internacional liderada por Washington, cada um tentando superar o seu rival.

Hoje, Bashar al-Assad controla a cidade de Deir-Ezzor, capital da província de mesmo nome, mas também toda a margem ocidental do rio Eufrates, enquanto as FDS estão estacionadas na costa oriental.

Bashar al-Assad afirmou ainda que um confronto directo entre a Rússia e os Estados Unidos foi evitado na Síria, um país devastado pela guerra em que as duas grandes potências estão envolvidas.

“Estivemos perto de um confronto directo entre as forças russas e norte-americanas e, felizmente, isso foi evitado”, declarou al-Assad, que falou inglês durante a entrevista.

Desencadeado em 2011 pela repressão do regime às manifestações pacíficas pró-democracia, o conflito na Síria tornou-se mais complexo ao longo dos anos com o envolvimento de países estrangeiros e grupos extremistas, resultando hoje num território fragmentado.