Diplomata angolano lança ensaio literário em Bissau

Diplomata angolano lança ensaio literário em Bissau

O livro, com o prefácio do jornalista e escritor guineense, Fernando Perdigão, intitula-se “Pecado – Um Propósito Ou Erro de Deus”. Tem 207 páginas e levou 20 anos a ser preparado

“Pecado – Um Propósito Ou Erro de Deus” é o título do ensaio literário do diplomata angolano Afonso Sebastião Liliano, que acaba de ser lançado na cidade de Bissau.

A obra com 207 páginas, levou 20 anos a ser preparada, e é dirigida fundamentalmente aos religiosos, assim como a todos quantos se questionam sobre “o porquê de tanta desgraça que se abate sobre os seres humanos desde há milénios”.

Com uma tiragem inicial de 250 exemplares, o escrito, que terá proximamente distribuição online, foi editado pela empresa “Eu edito”, de origem guineense e foi produzido em Portugal, sendo o próximo destino de apresentação, em Julho de 2018.

A obra apresenta duas razões para o debate: primeiro demonstrar os propósitos negativos de Deus, mostrar que a existência do pecado não passou de um propósito deste.

A segunda razão, concentra-se na oportunidade de os religiosos poderem analisar as Escrituras com maior seriedade, de forma desapaixonada e acima de tudo com sentido crítico. Com este ensaio, o diplomata angolano espera tornar-se membro da Associação Guineense de Escritores.

A iniciativa de escrever o livro, segundo o autor, decorreu de uma infância religiosa, marcada por contactos com várias correntes religiosas. Sem adiantar datas, o diplomata já pensa em colocar em breve no mercado literário um livro de poesias com o título “Poemas de cárcere”, um retrato de anos por si vividos em reclusão.

O autor do prefácio, Fernando Perdigão, considera que com esta ousadia o autor “acaba de entrar na plêiade de autores que decidiram tornar-se interventores na análise de certos dogmas religiosos, mais especificamente na religião cristã”.

Natural da província do Zaire, Afonso Sebastião Liliano, iniciou a sua carreira profissional na extinta Secretaria de Estado da Cooperação, em 1980. É actualmente o Adido Financeiro e Administrativo da Embaixada de Angola na República da Guiné-Bissau.