Treze acidentes de viação matam nove pessoas no Huambo

Treze acidentes de viação matam nove pessoas no Huambo

Nove pessoas morreram e quatro ficaram feridas, em consequência de 13 acidentes de viação ocorridos no último final de- semana, na província do Huambo, segundo a Polícia Nacional

POR: Maria Teixeira

O porta-voz do Comando Provincial do Huambo, Intendente Martinho Cavita, referiu que as causas dos acidentes de viação que tiraram a vida a 13 pessoas, o excesso de velocidade, a desatenção e desacatos ao código de estrada. A Polícia Nacional do Huambo registou ainda, este fim-de-semana, 26 crimes, 17 esclarecidos com 28 detidos. Dos crimes registados, 17 foram participados pelos cidadãos e 9 de intervenção directa das forças policiais em serviço.

O tipo e o número de ocorrências de Estrada e Legislação Complementar, a retenção de 80 cartas de condução, 20 livretes e quatro verbetes, a apreensão de 13 viaturas automóveis e duas motociclistas. Registaram-se três acidentes que causaram um ferido. foram 11 contra pessoas, 13 contra a propriedade e 2 contra a ordem e tranquilidade públicas. Os crimes ocorreram nos municípios do Huambo – 15 casos, Caála com 04, Bailundo (2), Katchiungo (2), Ukuma (2) e Tchinjenje com um caso.

Registou-se também um crime de ofensa corporal voluntária ocasionada por desentendimento, ocorrido Sábado, 2, no município do Huambo, no bairro da Calomanda, no interior de uma residência, cuja lesada é uma cidadã, solteira de 54 anos de idade, com baixa no Hospital Geral do Huambo, praticada por um cidadão, solteiro de 54 anos de idade, esposo detido. Igualmente tiveram o furto de uma motorizada de marca Bajaj, cor preta, matrícula BGR- 36-49, ocorrido Sábado, no município Katchiungo, na via pública, propriedade de um cidadão, solteiro de 66 anos de idade.

O crime foi cometido por um cidadão solteiro de 20 anos, que se encontra detido. O facto ocorreu quando o lesado encontrava-se na lavra. Há ainda o furto de três computadores portáteis, um telemóvel Samsung S8, uma máquina fotográfica, uma máquina de investigação e um binóculo, na madrugada do dia 26 do mês passado, no município do Huambo, na cidade Alta, no interior de uma residência pertencente a um cidadão de 49 anos de idade. Após diligências feitas, Domingo, 3, foi possível a detenção de um cidadão, solteiro de 21 anos de idade, como presumível autor e a recuperação de um binóculo, um computador portátil e uma pasta contendo algum equipamento de saúde.