1º de Agosto vence Unitel Basket no Victorino Cunha

1º de Agosto vence Unitel Basket no Victorino Cunha

O cinco do Rio Seco conquistou ontem o 19ª título do Campeonato Nacional ao deixar para trás o Petro de Luanda (101-82), na quinta partida dos play off, a melhor de sete partidas

POR: Isandra Capita

O 1º de Agosto venceu ontem o Unitel Basket 2017/2018, na sequência do 5º jogo dos play off, a melhor sete partidas, no Pavilhão Victorino Cunha. O cinco do Rio Seco bateu o Petro de Luanda por 101-82, pelo que levou para a sua galeria o 19º troféu. Os militares foram superiores em vários momentos do desafio, por isso perderam somente três jogos durante a época. Na primeira fase do Campeonato Nacional, os pupilos de Paulo Macedo perderam dois embates.

No terceiro dos play off, os militares caíram aos pés do rival de longa data, no Arena do Kilamba, por 100-90. Ontem, a formação do Rio Seco não deixou o adversário fazer o seu jogo. O poste do Petro, Leonel Paulo, foi o mais inconformado. Marcou 35 pontos. Mesmo assim, os militares conseguiram, na ponta final do embate, mostrar que eram superiores.

A forma como atacavam o cesto adversário, dava a entender que a capacidade defensiva do adversário não era das melhores. Por esta razão, Jone Pedro, do 1º de Agosto, fez vários pontos sem obstrução e sem pressão dos defensores do clube tricolor. Emmanuel Quesada, base da formação militar, fez jogar a sua equipa e com jogadas de belo efeito mantinha sempre a regularidade na linha dos dois pontos.

Eduardo Mingas eleito MVP

O poste do 1º de Agosto, Eduardo Mingas, foi eleito MVP dos play off do Unitel Basket. O jogador angolano, pela forma como se apresentou este ano, convenceu a equipa técnica da Federação Angolana de Basquetebol (FA B). No ano passado, Eduardo Mingas jogou no Sport Libolo e Benfica. Para as outras categorias seguiram-se Valdir Gonçalves, Leonel Paulo, Edson Ndoniema, Sekouba Konde, Gerson Gonçalves, Childe Dundão, Clésio Francisco e Paulo Macedo.