Deputados requerem esclarecimento sobre bloqueios de verbas nos Hospitais

Deputados requerem esclarecimento sobre bloqueios de verbas nos Hospitais

Os deputados da Sexta Comissão da Assembleia Nacional para a esfera da Saúde, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, propõem o aumento de verbas para o sector da Saúde, no próximo Orçamento Geral do Estado (OGE)

POR: Norberto Sateco

Durante uma visita de constatação ao Hospital Américo Boavida, o vice-presidente da comissão, Rubem Sicato, considerou que as condições de trabalho, acomodação e o atendimento aos pacientes naquela unidade são “péssimas”. O parlamentar, por um lado, aponta como causa deste quadro a falta de rigor e profissionalismo, por outro, a insuficiência de verbas.

“Se o hospital ficar meses sem verbas é certo que as dificuldades aumentam; parece que este é o maior problema que encontramos aqui”, referiu Sicato, para quem o desbloqueamento das verbas no momento de execução orçamental constitui uma questão da competência exclusiva do Estado. Os deputados garantem que vão exigir explicações referente a este estado de coisas ao Governo, uma vez que é uma constatação recorrente um pouco por todos os hospitais do país.