Relações entre Angola e RDC são excelentes

Relações entre Angola e RDC são excelentes

O embaixador da República Democrática do Congo, Gustave Beya Siku, considerou nesta Sexta-feira, em Luanda, “bastante profícuas” as relações de cooperação entre o governo do seu país e o de Angola

Fonte: Angop

O diplomata congolês democrático falava à imprensa no final de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem apresentou cumprimentos de despedida, no término da sua missão diplomática de dois anos e meio na República de Angola.Numa referência ao bom relacionamento entre os dois Presidentes, informou que ambos (João Lourenço e Joseph Kabila) têm mantido concertações contínuas sobre assuntos ligados à região austral e central de África e à cooperação bilateral.

“Não existe nenhum clima de desentendimento ou fricção entre Angola e RDC”, aferiu o embaixador, reforçando que os dois Chefes de Estado trabalham na vontade mútua, de forma a fortalecerem, cada vez mais, as relações de cooperação. Quanto à realização de eleições, aprazadas para Dezembro deste ano, na República Democrática do Congo, disse que as mesmas serão realizadas em conformidade com o memorando de entendimento entre as partes políticas congolesas e demais individualidades da comunidade internacional.

No concernente às trocas comerciais com Angola, Gustave Siku valorizou a entrada em funcionamento do Caminho-de- Ferro de Benguela (corredor do Lobito) que vai beneficiar bastante a RDC. Recentemente, 50 carruagens de comboio transportaram mineiros da RDC para o Porto do Lobito, com vista à exportação para o exterior via marítima. Angola e RDC partilham 2.511 quilómetros de fronteira terrestre, marítima e fluvial.