MPLA analisa situação do país e vida interna do partido

MPLA analisa situação do país e vida interna do partido

O Secretariado do Bureau Político do MPLA realizou ontem, em Luanda, a sua 10ª Reunião Ordinária, que analisou vários assuntos relativos ao país e à vida interna do Partido.

Sob orientação do vice-presidente do MPLA e da República de Angola, João Lourenço, o Secretariado do Bureau Político apreciou o relatório de balanço sobre as consultas aos órgãos intermédios do escalão imediatamente inferior, no quadro da decisão da última reunião extraordinária do Comité Central realizada no dia 25 de Maio, em Luanda. Na reunião desta Terça-feira, 12, os comités provinciais, reunidos de 7 a 12, aprovaram por unanimidade a proposta do Comité Central de realizar o VI Congresso Extraordinário no dia 7 de Setembro próximo, para debruçar-se sobre a transição política na liderança do partido.

Durante o encontro, segundo o comunicado enviado a OPAÍS, o Bureau Político reflectiu sobre documentos como a convocatória formal do VI Congresso Extraordinário do MPLA, a Metodologia Geral da Preparação e realização do conclave, o regimento e a composição da sua comissão preparatória, bem como a proposta de composição dos órgãos internos do Congresso.

O comunicado refere ainda que o Secretariado do Bureau Político apreciou, igualmente, a proposta de homenagem a José Eduardo dos Santos, para fazer um merecido reconhecimento pela forma abnegada e patriótica como dirigiu o país e o partido. Esta homenagem, segundo ainda a nota, tem a ver também pelo facto de ter praticado, “com dignidade e distinção, feitos humanitários, de solidariedade e concórdia memoráveis, na busca da paz definitiva que culminaram na reconciliação entre os angolanos.