O texto do acordo comum assinado por Trump e Kim

O texto do acordo comum assinado por Trump e Kim

Donald Trump e Kim Jong-un assinaram, esta Terça-feira (12), um documento comum no qual o dirigente norte- coreano se compromete com a desnuclearização completa da península coreana.

Segue-se o texto do acordo:

“O Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un mantiveram uma profunda, completa e sincera troca de pontos de vista sobre questões relativas ao estabelecimento de novas relações entre os Estados Unidos e a RPDC (República Popular Democrática da Coreia) e à construção de um regime de paz sólido e duradouro na península coreana. O Presidente Trump comprometeu- se a dar garantias à RPDC, e o Presidente Kim Jong-un reafirmou o seu firme e inquebrantável compromisso com a total desnuclearização da península coreana. Convictos de que o estabelecimento de novas relações Estados Unidos-RPDC contribuirá para a paz e a prosperidade da península coreana e do mundo, e reconhecendo que o estabelecimento da confiança mútua pode promover a desnuclearização da península coreana, o Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un declaram:

1. Os Estados Unidos e a RPDC comprometem-se a estabelecer novas relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, de acordo com o desejo de paz e de prosperidade dos povos dos dois países. 2. Os Estados Unidos e a RPDC unirão os seus esforços para construir um regime de paz duradoura e estável na península coreana. 3. Reafirmando a Declaração de Panmunjom de 27 de Abril de 2018 (publicada numa cimeira inter-coreana, N.R.), a RPDC compromete-se a trabalhar para a desnuclearização completa da península coreana. 4. Os Estados Unidos e a RPRC comprometem-se a recuperar os restos mortais de prisioneiros de guerra e desaparecidos em acção, incluindo o repatriamento imediato daqueles já identificados.

Reconhecendo que a cimeira dos Estados Unidos/RPDC, a primeira deste tipo, é um evento marcante, que nesta data vira uma página de décadas de tensão e de hostilidades entre os dois países e augura um novo futuro, o Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un comprometem-se a implementar as disposições desta declaração conjunta de maneira engajada. Os Estados Unidos e a RPDC comprometeram-se a realizar negociações de acompanhamento, conduzidas pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, e um homólogo de alto nível da Coreia do Norte, para implementar os resultados da cimeira dos Estados Unidos/RPDC. O Presidente Donald Trump e o Presidente Kim Jong-un comprometem- se a cooperar para o desenvolvimento de novas relações entre os Estados Unidos e a RPDC e a promoção da paz, da prosperidade e da segurança na península coreana e no mundo”.