Luzia Ambrósio: Mais de uma década a decorar eventos festivos

Luzia Ambrósio: Mais de uma década a decorar eventos festivos

O gosto pela decoração de festas surgiu em 2004. Até agora já decorou mais de cinco mil eventos. Neste momento, está dividida entre a decoração e a enfermagem. Aos 37 anos, Luzia Ambrósio considera-se uma mulher criativa, persistente, inovadora, e que não tem medo de desafios

POR: Patrícia de Oliveira

Para a empreendedora, a maior satisfação é o reconhecimento dos clientes depois do serviço efectuado. Na sua opinião, “as mulheres que estão no sector de decoração de ventos devem aprender a ouvir críticas, trocar ideias com os clientes, pois o segredo do negócio passa por ouvir aqueles que pagam pelo serviço”, reconheceu. Dedicada ao trabalho, Luzia José Ambrósio Bartolomeu, carinhosamente tratada por “Gigi”, entrou no mundo do empego aos 18 anos de idade, quando frequentava o estágio de enfermagem no hospital Lucrécia Paím, em Luanda. Após um ano estreiou-se na área de decoração, quando decidiu preparar o aniversário de um ano da sobrinha mais velha e não mais parou. Nos próximos cinco anos, Luzia Ambrósio pretende dedicar-se mais à arte e ao glamour das festas.

Explica que actualmente tem o dia corrido, sendo que a jornada começa às 4h10 minutos quando sai de casa e chega à clínica onde trabalha às 5h30, onde faz ginástica durante uma hora. A seguir começa a atender os pacientes e só larga às 17 horas. Nos finais de semana Luzia aproveita para organizar festas e cuidar da família. “Muitas vezes tenho de abrir mão do convívio familiar para trabalhar e é muito difícil”, referiu, mas, ressalva ser gratificante trabalhar de forma intensa. Segundo ela, toda a mulher é trabalhadora e guerreira e, por esse motivo, cada uma deve lutar para atingir o seu sonho, referindo ainda que em todas as profissões é necessário empenho. Em relação ao número de festas, disse que depende do mês. No entanto, tudo começa em Marçoe e vai até Dezembro.

“Tem épocas em que começamos no mês de Janeiro e não mais paramos, com actividades durante o ano todo”, disse. A responsável do grupo LB conta que é preciso ter paciência e interagir constantemente com os clientes. Disse ainda que, até ao momento, a festa mais difícil que organizou foi o pedido de casamento de uma cliente e o seu próprio casamento Quanto aos preços, a decoradora referiu que foram reduzidos, tendo em conta a crise económica que o país vive. Porém, as pessoas próximas beneficiam de desconto. Os preços de festas infantis variam entre Kz 250 a 600 mil, pacote promocional que inclui palhaço, pinturas para o rosto, parque infantil e outros. As festas mais requisitadas são as infantis. “As festas infantis exigem mais esforço em relação às festas para adultos. Num mesmo dia posso organizar duas festas de adulto, o que não acontece com a infantil, disse. Para a empreendedora, a maior satisfação é o reconhecimento dos clientes depois do serviço efeito.

Projecto

O principal projecto de Luzia Ambrósio passa por erguer o escritório da empresa para melhor efectuar a actividade e dedicar-se à arte de decorar. Actualmente, a empresa LB emprega 10 funcionários distribuídos em várias áreas da empresa.