Luanda prova mais de 340 vinhos portugueses

Luanda prova mais de 340 vinhos portugueses

A prova de vinhos de Portugal acontecerá no Hotel de Convenções de Talatona e vai reunir 41 produtores, com mais de 340 rótulos em prova

A Grande Prova dos Vinhos de Portugal em Luanda vai ter lugar a 28 de Junho, no HCTA – Hotel de Convenções de Talatona. D e acordo com a organização, os profissionais do sector convidados vão poder experimentar o melhor dos vinhos portugueses, numa prova que se tornou tradição e que já é um dos eventos mais esperados do ano.

Em antecipação à prova anual realizam-se três formações, em linha com a contribuição que os Vinhos de Portugal têm procurado dar ao conhecimento e qualidade dos sectores da distribuição e retalho em Angola.

Entre 26 e 28 de Junho os super e hipermercados Candando, Maxi e Mega vão ter manhãs de formação guiadas por Luís Lopes, director da revista da especialidade, Vinho Grandes Escolhas. Com aceitação junto do mercado Angolano e internacional, os vinhos portugueses têm assinalado um crescimento significativo e um sustentado aumento de vendas em valor.

Dos mais de 267 mil litros importados por Angola em 2017, mais de 75 mil litros são vinhos portugueses. “Com base nos dados de 2016 e as exportações de 2017, estamos certos que Portugal ocupa o primeiro lugar na escolha dos angolanos, com uma quota entre os 70% e os 75%, seguindo-se a Espanha com 8% a 10% e a França com cerca de 5% a 6%”, explica Jorge Monteiro, Presidente da ViniPortugal. Com base em dados disponíveis, o vinho representa cerca de 30% do mercado de bebidas alcoólicas em Angola.

O seu consumo está porém muito concentrado em Luanda. Para um consumo per capita entre 12 e 13 litros, Luanda apresenta um valor de 25 litros, ou seja, o dobro da média nacional. Em 97% do consumo de Angola assenta em vinho seco (ou vinho de mesa) dos quais 85% são tintos.