Negociações na BODIVA ultrapassam os Kz 300 mil milhões

Negociações na BODIVA ultrapassam os Kz 300 mil milhões

1.200 negociações, avaliadas em Kz 315, 9 mil milhões foram assinaladas no Mercado Secundário da Dívida Pública, através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

O montante negociado na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) entre Janeiro e Junho do presente ano económico, está avaliado em Kz 315, 9 mil milhões, representando mais de 1.200 negócios. O Banco de Fomento Angola (BFA) é a instituição financeira que mais negócios intermediou na BODIVA, com cerca de 1.000 negociações. Seguem-se à frente das negociações os bancos BAI, Standard Bank, BIC, Millennium Atlântico e BNI.

Relativamente ao presente mês, até à tarde de ontem, Segunda- feira 18, a bolsa havia registado mais de 200 negócios, avaliados em Kz 39,9 mil milhões. Segundo o relatório diário do Mercado Secundário de Dívida Pública, as negociações aconteceram em ambientes bilaterais (Kz 8,0 mil milhões e multilaterais (Kz 31, 9 mil milhões).

A BODIVA, que tem vindo a publicar os seus resultados mensais, acredita que a realização das transacções no MBTT, ao permitir a interacção entre todos os participantes de mercado e ao dar a conhecer os termos dos negócios efectuados (preço e quantidade), irá concorrer para o aumento da transparência e da confiança dos investidores.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) é uma entidade gestora cujas responsabilidades passam por assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.