Acesso às divisas preocupa empresários em Cabinda

Acesso às divisas preocupa empresários em Cabinda

As dificuldades na aquisição de divisas está a preocupar os homens de negócios, que anseiam por uma intervenção das autoridades da província.

Recentemente, os empresários de Cabinda propuseram facilidades aos bancos comerciais no acesso às divisas para sustentarem as suas actividades. O apelo foi feito num encontro com o ministro do Comércio, Jofre Van-Dúnem Júnior, no quadro da sua visita de 48 horas à província.

O leque de inquietações da classe empresarial local inclui a desbocratização dos processos de importação dos produtos alimentares, hospitalares e de animais, a morosidade das cartas de créditos, alteração do sistema de importação e de desalfandegamento dos produtos importados, entre outras. Em resposta, Jofre Van-Dúnem Júnior referiu que a sua visita visa auscultar os empresários e as autoridades locais, recolher propostas e opiniões para que o plano de desenvolvimento nacional se torne realidade, encurtar e aproximar o espaço entre governantes e governados.

Durante a sua estadia, o ministro tem visitas agendadas aos postos fronteiriços de Yema e Massabi, às unidades comerciais e às obras do CLOD, e ao local destinado aos armazéns no Subatando. Constam ainda do programa, visitas à serração do Abílio de Amorim, à Frescon, às lojas Poupa-lá e às obras do Porto de Águas Profundas do Caio.