Pediatra exorta mais atenção às crianças com células falciformes em tempo de frio

Pediatra exorta mais atenção às crianças com células falciformes em tempo de frio

Durante a época de frio devem ser redobrados os cuida- dos de saúde com as crianças. As recomendações vão desde o tipo de roupas a usar aos produtos para a pele, bem como os horários para banho.

A médica do Hospital Pediátrico do Lubango Mariana Miguel chama a atenção aos pais que têm filhos com Anemia Falciforme, também conheci- da como doença das células, a tomarem mais cuidado no tempo de frio, tendo em conta a delicadeza da doença. “São crianças que têm que ter uma boa alimentação e não podem apanhar frio porque podem desencadear crises”, ex- plicou.

A nível da província da Huí- la existem cerca de 677 crianças que estão a ser acompanha- das pelo Hospital Pediátrico do Lubango, incluindo provenientes das províncias do Namibe e do Cuando Cubango.

Para o acompanhamento das mais de 600 crianças assistidas pela Pediatria do Lubango, Ma- riana Miguel revelou que a unidade sanitária enfrenta várias dificuldades, dentre as quais a falta de espaços para alguns casos de internamento de crianças que vivem com a doença.

“O tamanho das camas não favorece. Precisamos de camas grandes, para o número de crianças que muitas vezes são obrigadas a internar” reforçou. Segundo a especialista, desde o ano de 2011, um total de 20 crianças com idades compreendidas entre os 5 aos 15 anos perderam a vida.

Para garantir a prevenção da doença, a médica revelou que todos os anos têm sido realiza- das palestras de sensibilização em algumas escolas da província.

As palestras são dirigidas aos pais e encarregados de educação e, ontem, 19, começaram algumas nas escolas do ensino primário, que se vão extender até 23 do corrente mês, e inserem-se na semana da humanização da Anemia Falciforme.