BNA sobe limite de remessa para famílias

O Banco Nacional de Angola (BN A) recomendou aos bancos comerciais a venderem o equivalente a EUR 1000 mensalmente, visando a um número maior de cidadãos, entre estudantes e pessoas em tratamento médico no exterior, permitir um acesso à moeda estrangeira.

A informação consta num instrutivo assinando pelo governador do BN A, José de Lima Massano, a que OPAÍS teve acesso. Nesse documento o banco central recomenda ainda que o limite mensal por ordenador não deverá exceder EUR 2.500 e explica que as despesas relacionadas com saúde e educação não estão sujeitas a limites quando pagas directamente aos estabelecimentos prestadores desses serviços.

“Mantem-se o limite de Kz 12.000.000,00 (doze milhões de Kwanzas) por ordenador, conforme disposto no ponto 3 do artigo 16.º do Aviso 13/13, de 6 de Agosto, para operações destinadas às transferências relacionadas com apoio familiar, contribuições a entidades de classe e outras transferências de carácter privado ordenadas por uma mesma pessoa, por cada ano civil”, lê-se.

O Banco Nacional vendeu ao mercado bancário cerca de USD 50 milhões, tendo a participação de 17 instiuições financeiras.