Fortaleza de Penedo passa a Museu de Luta de Libertação

Fortaleza de Penedo passa a Museu de Luta de Libertação

A Fortaleza de São Francisco do Penedo (ex-Casa da Reclusão Militar), localizada no Bungo, em Luanda, em obras de restauro, será transformada em Museu de Luta de Libertação, anunciou Quartafeira a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira

Carolina Cerqueira, num encontro que manteve com o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, e os responsáveis da empreitada, apelou ao envolvimento dos técnicos do Ministério da Cultura para o êxito do referido projecto, que referenciou como de elevada importância histórica.

A ministra sublinhou que os angolanos poderão desfrutar, no futuro, de mais uma unidade museológica que muito contribuirá para o conhecimento dos principais factos das lutas nacionais e para o estudo e a divulgação da história antiga e contemporânea.

A governante acrescentou ainda que a recuperação visa igualmente colocar ao dispor da juventude, e não só, informações que lhes ofereçam uma percepção clara da história do país e, muito particularmente, do património histórico e cultural.

Em 1992, a Secretaria de Estado da Cultura havia classificado a Fortaleza de São Francisco do Penedo, também denominada Casa de Reclusão Militar, como Património Histórico-Cultural Nacional.

No século XVII o espaço esteve ligado ao tráfico de escravos, sendo, posteriormente, transformado na prisão em que os presos angolanos do célebre Processo 50 foram confinados.