Secretário da Defesa dos EUA na China para abordar desnuclearização de Pyongyang

Secretário da Defesa dos EUA na China para abordar desnuclearização de Pyongyang

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, inicia na terça-feira uma visita à China com uma agenda centrada no processo de desnuclearização da Coreia do Norte e na estabilidade regional, informaram hoje as autoridades chinesas.

Secretário da Defesa dos EUA na China para abordar desnuclearização de Pyongyang Mattis, que viaja a convite do ministro chinês da Defesa, Wei Fenghe, reunirá em Pequim com líderes e altos quadros do Governo, segundo um comunicado do ministério chinês da Defesa, citado pela televisão estatal CCTV. Trata-se da primeira visita à China de um secretário norte-americano da Defesa desde 2014 e ocorre uma semana depois de o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ter reunido em Pequim com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Pequim é o principal aliado diplomático e maior parceiro comercial de Pyongyang. Mattis deverá também abordar a crescente militarização do Mar do Sul da China, fonte de tensão entre Pequim e Washington. Pequim reclama a quase totalidade do território, apesar dos protestos dos países vizinhos, e construiu ali ilhas artificiais capazes de receberem instalações militares, incluindo aviões.

Mattis advertiu recentemente o regime chinês para as “consequências”, se “ignorar a comunidade internacional”. A CCTV revelou ainda que Mattis irá viajar para a Coreia do Sul e Japão, onde abordará também a desnuclearização de Pyongyang.