Turismo “abre olho” e fiscalizador promete baixar categoria de hotéis

Turismo “abre olho”  e fiscalizador  promete baixar categoria de hotéis

A ministra do Turismo, Ângela Bragança, pediu maior rigor na qualidade dos serviços prestados pelas unidades hoteleiras do país

POR: Brenda Sambo

A ministra fez esse pronunciamento durante uma visita de campo efectuada recentemente a diversas unidades hoteleiras na baixa de Luanda. Na cidade capital, Ângela Bragança visitou os hotéis Epic Sana, Presidente, Trópico e Skyna. Fez também uma ronda por 5 agências de viagens, nomeadamente a Sol, Valéria Tours, Tropicana, Travel Gest e Charme. Em declaração à imprensa, no final da visita, a ministra sublinhou que a boa qualidade dos serviços hoteleiros permite atrair também mais turistas para o país. De acordo com a ministra, para além desses hotéis de 4 e 5 estrelas que estão em funcionamento, existem outras unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas em construção na capital que vão potencializar o turismo de negócio e permitir eventos de alto padrão. A responsável fez um balanço positivo da visita que efectuou aos hotéis e agências de viagens, assim como das informações que recebeu sobre o funcionamento das unidades.

“A visita foi positiva, pois serviu para constatar e analisar o potencial hoteleiro e turístico da cidade de Luanda, por ser a grande praça de eventos e também o local onde é possível receber o maior número de turistas”, referiu. Nas agências de viagens, a ministra foi informada sobre os pacotes de vendas de bilhetes e a interacção com as companhias de transporte e com os clientes. “Portanto, estamos a tentar conhecer toda a plataforma giratória do sector do turismo”, o que é um motivo de satisfação, saber que temos capacidade. Há boa qualidade de serviços”, reconheceu. Por outro lado, acrescentou que, apesar da boa qualidade em geral, ainda existem alguns casos que devem merecer grande atenção. A responsável da pasta reafirmou que o Ministério da Hotelaria e Turismo vai continuar a manter um diálogo com os operadores do sector e outros intervenientes, por forma a constituir uma rede turística nacional, potencializar a interacção com operadores de outros países e promover a imagem do país no exterior para assim atrair mais turistas.

Hotéis vão baixar de categoria

Recentemente numa visita que efectuou às unidades hoteleiras em construção na baixa de Luanda, a ministra anunciou que o Ministério vai baixar a categoria de alguns hotéis ainda este ano. Porém, sem avançar nomes, anunciou que já existe um caso identificado. Por outro lado, a titular da pasta advertiu que a requalificação não será um castigo, mas sim uma forma de fazer com que os serviços de hotelaria estejam padronizados. De acordo com a responsável, caso uma determinada unidade hoteleira não preste serviço de acordo com as estrelas que ostenta, então, essa deve ser desqualificada e criar condições até que o serviço seja dentro do nível desejado. “Os hotéis com 5 ou 4 ou mesmo 3 estrelas devem prestar serviço da sua respectiva dimensão e é isso que o ministério pretende padronizar”, disse.