Mais de 800 pessoas beneficiam de consulta médica gratuita

Mais de 800 pessoas beneficiam de consulta médica gratuita

Octávio Filomeno, responsável do centro Mãe de Deus, local que acolheu a actividade, considerou a iniciativa louvável, por ter servido para solucionar os problemas de cárie dentária que aflige muitos moradores da zona

Oitocentos e sete moradores de Talatona, em Luanda, beneficiarem de consultas gratuitas de clínica geral, odontologia, otorrinolaringologia e oncologia, no âmbito do projecto Heróis de Azul, promovido pela Associação Cáre Note.

Hélder Florindo, fundador da Associação, faz um balanço positivo da actividade realizada no Sábado, tendo em conta a quantidade de crianças que foram atendidas gratuitamente e puderam usufruir de serviços de tratamento cirúrgico, extração dentária e profilaxia, fruto do empenho e profissionalismo da equipa de médicos e enfermeiros presentes no local.

O responsável da Associação disse que contou com o apoio do Standard Bank de Angola, com o qual têm uma parceria que visa contribuir no combate à cárie dentária no seio das comunidades carentes.

“Esse banco temse dedicado às acções na comunidade, levando os profissionais ao encontro daqueles que, por vários motivos, não têm acesso a cuidados de saúde”, disse. Por sua vez, Octávio Filomeno, responsável do centro Mãe de Deus, local onde a acção foi realizada, considerou a iniciativa de louvável por ter servido para solucionar os problemas de cáries dentárias que afligem muitos moradores da zona. “Este é um tratamento que muita gente teme fazer.

Na nossa comunidade, a adesão foi boa e solucionaram problemas de cáries aos populares, despertando em nós a atenção para os cuidados que devemos ter com a saúde oral,” explicou.

De realçar que antes de realizarem esta actividade em Luanda, os “Heróis de Azul” estiveram na província do Cuenene, onde, durante dois dias, atenderam gratuitamente mil e 605, sendo mil e 407 em estomatologia e 198 em clínica geral, após passagem por Cabina em Maio. Criada em 2015, a Cárie Not, Associação independente e sem fins lucrativos, já beneficiou, segundo o seu promotor, mais de 25 mil pessoas de várias comunidades em diferentes pontos do país.