Atirador mata cinco pessoas em redacção de jornal nos EUA

Atirador mata cinco pessoas em redacção de jornal nos EUA

Ao menos cinco pessoas perderam a vida nesta Quintafeira (28), quando um homem armado abriu fogo dentro da redacção do jornal Capital Gazette, em Annapolis, cidade histórica a uma hora de Washington – num ataque direccionado contra um veículo alvo de ameaças, segundo a Polícia.

As autoridades descreveram o suspeito – que foi detido e estava sendo interrogado – como um homem branco armado com fuzil ou escopeta e que, aparentemente, agiu sozinho. Segundo a mídia local, o atirador chama-se Jarrod Ramos, 38 anos, e processou o jornal há alguns tempo por uma matéria que o relacionava a um caso de assédio. Um artigo publicado no site do Capital Gazette em 22 de Setembro de 2015 e consultado nesta Quinta-feira pela AFP, cita uma decisão favorável ao jornal numa acção por difamação iniciada em 2011 por Jarrod Ramos, residente em Laurel (Maryland). “

Foi um ataque direccionado contra o Capital Gazette”, confirmou o chefe de Polícia do condado de Anne Arundel, Bill Krampf, à imprensa. Ele declarou, ainda, que é desconhecida a motivação do atirador, mas acrescentou: “sabemos que houve ameaças enviadas ao Capital Gazette através das mídias sociais. Estamos a tentar confirmar a partir de que conta e quem as enviou”. Um repórter do jornal, Phil Davis, fez no Twitter um relato arrepiante de como o “atirador disparou através de uma porta de vidro na redacção contra vários funcionários”. “Não há nada mais terrível do que ouvir disparos contra várias pessoas, enquanto você está debaixo de uma mesa de escritório e ouve o atirador recarregar”, relatou Davis. “Há cinco vítimas fatais, até onde sabemos.

Também há várias pessoas gravemente feridas”, disse Bill Krampf, chefe da Polícia do condado de Anne Arundel, em conferência de imprensa improvisada nos arredores do edifício onde fica a redação do Capital Gazette. O editor Rob Hiaasen, conhecido por ser o mentor de vários jornalistas, está entre as vítimas, segundo o jornal The Baltimore Sun, proprietário do Capital Gazette. O tenente Ryan Frashure, porta-voz da Polícia, disse que três pessoas ficaram feridas. Krampf destacou que a Polícia encontrou um suposto artefacto explosivo e que o edifício de quatro andares agora está seguro. Disse ainda que 170 pessoas foram acompanhadas em segurança até à saída do prédio.

O editor do jornal, Jimmy De Butts, revelou no Twitter estar “devastado e com o coração partido”. Chase Cook, um jornalista do Capital Gazette, declarou que o tiroteio não impediria o jornal de circular nesta Sexta-feira. “Vamos rodar este maldito jornal”, tuitou. O ataque reavivou as lembranças de um incidente ocorrido em 2015 em Roanoke, na Virgínia, no qual dois jornalistas foram assassinados durante uma transmissão ao vivo de um canal local de TV. “Cada ataque a tiros como este é horrível, mas um que ocorre num local onde trabalham jornalistas é particularmente preocupante e me traz uma enxurrada de lembranças desse dia trágico para mim”, disse Andy Parker, pai de uma das vítimas de Roanoke, Alison.

Ataque contra todos os americanos’

“Meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias. Obrigado a todos dos Primeiros Socorros, que estão actualmente no local” dos disparos, escreveu o presidente Donald Trump, em mensagem de apoio postada no Twitter. “Condeno firmemente o acto maléfico de violência sem sentido em Annapolis, Maryland”, tuitou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. “Um ataque violento contra jornalistas inocentes a fazerem o seu trabalho é um ataque contra todos os americanos”, acrescentou. O governador de Maryland, Larry Hogan, também usou o Twitter para se declarar “absolutamente devastado” com as notícias do ataque. “Por favor, prestem atenção a todas as advertências e mantenham-se longe da área. Rezando pelos que estão no local e pela nossa comunidade”.