Pr aprova concurso público para electrificação de zonas rurais no Cuanza-Norte

Pr aprova concurso público para electrificação de zonas rurais no Cuanza-Norte

Uma despesa no valor total de 88 milhões de euros está prevista para um projecto de electrificação de determinadas zonas rurais nos municípios de Banga, Bolongongo e Ngonguembo, da província do Cuanza-Norte. Segundo o Despacho Presidencial n º 75/18, a que O PAÍS teve acesso, para tal está formalizada a abertura do procedimento de contratação simplificada pelo critério material para a aquisição de serviços para a electrificação rural e local.

O projecto, enquadrado no Programa de Investimentos Públicos (PIP), tem por fito a melhoria das condições de vida, de trabalho e habitabilidade das populações locais. O documento faz menção ao acordo Quadro assinado pela República de Angola com o Banco Francês Credit Agricole Corporate and Investment (CA-CIB) avaliado em USD 500 milhões.

Aprovado acordo de financiamento para obras públicas Num outro Despacho Presidencial, nº 74/18, é aprovado o acordo de financiamento a celebrar entre a República de Angola, representanda pelo Ministério das Finanças, e a GEMCORP, avaliado em USD 250 milhões com a possibilidade de incremento para USD 500 milhões adicionais. Segundo o documento, a assinatura do acordo enquadra-se na estratégia do Executivo no que concerne a diversificação das fontes de financiamento para a cobertura de projectos de investimentos públicos .

Neste contexto, vai reforçar a implementação de projectos integrados no Programa de Investimentos Públicos (PIP), no âmbito da politica de investimentos para o desenvolvimento económico e social do país.