Barril do Brent regista ligeira queda no mercado de Londres

Barril do Brent regista ligeira queda no mercado de Londres

O petróleo que serve de referência para as ramas angolanas abriu em baixa, ontem, no mercado de futuros de Londres, cotado a USD 78,43.

O barril de petróleo Brent para entrega em Setembro abriu ontem, Segunda-feira, em baixa no mercado de futuros de Londres, cotado a USD 78,34, variação de 1,3% em relação ao fecho da Sexta-feira passada. O petróleo que serve de referência para as exportações angolanas mantém-se na “Casa dos USD 70”, uma posição que já dura vários meses.

De recordar que o actual preço do barril do brent flutua acima do preço estabelecido pelo Orçamento Geral do Estado para o presente ano económico. No mercado internacional é notícia a pressão que o presidente norte-americano Donald Trump faz à Arábia Saudita para aumentar a produção de petróleo

A reimposição do embargo económico dos Estados Unidos ao Irão, após o rompimento do pacto nuclear, cria um problema a Donald Trump: eleva o preço da energia, porque restringe o fornecimento. Solução: que outro país reponha o que falta. A Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, sai em seu auxílio ao se comprometer a responder aos seus apelos. O rei saudita, Salman bin Abdulaziz manteve uma conversa telefónica com o presidente dos Estados Unidos em que abordaram os termos definidos na última reunião da OPEP, da qual os EUA não participam.