Huíla com mais de 20 mil contadores pré-pago

Huíla com mais de 20 mil contadores pré-pago

A instalação dos contadores, por parte da Empresa Nacional de Distribuição de Energia Eléctrica vai permitir uma melhor cobrança e arrecadação de receitas Vinte e dois mil contadores pré-pagos de energia foram instalados nos municípios da Humpata, Lubango, Matala e Chibia, de 2014 à presente data pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na Huíla, com vista a garantir o aumento de receitas.

Em declarações à Angop, no Lubango, o agente de comunicação da instituição, Wilson Haukelo, afirmou que dos contadores já instalados, o Lubango conta com 20 mil e 617, Humpata 800, Matala 502, ao passo que a Chibia conta com 81.O projecto, que visa criar a cultura de pagamento e racionalização do consumo, prossegue na cidade de Lubango como prioridade, estando já a 80% de um total de 40 mil clientes.

Sem precisar os montantes que a empresa arrecada em receitas por mês, o interlocutor disse que há uma certa justiça neste processo, porque o cliente só consome aquilo que paga, portanto há mais racionalização no consumo, evitando desperdícios.Alertou que os clientes com dívidas no sistema pós-pago, serão transferidos para o novo sistema.

Os clientes com dívida muito alta no sistema pós-pago, quando transitarem para o pré-pago, verão descontados 35 por cento da dívida. “O sistema já está programado para fazer o desconto, sempre que o cliente efectue um carregamento.A rede eléctrica da ENDE na Huíla chega apenas a cinco municípios da província, nomeadamente o Lubango, Matala, Chibia, Humpata e Quipungo, atingindo um universo de 72 mil clientes.