Colóquio: João Constantino representa o país na III Conferência de Bibliotecas Públicas Africanas

Colóquio: João Constantino representa o país na III Conferência de Bibliotecas Públicas Africanas

O Secretário de Estado da Cultura para as Indústrias Culturais e Criativas, João Constantino, representa Angola na III Conferência de Bibliotecas Públicas Africanas e na Mesa Redonda dos Ministros de Artes e Cultura de África

Os eventos que decorrem desde Terça-feira, 3, até ao dia 6 deste mês, na cidade de Durban (África do Sul) visam abordar a implementação, o funcionamento e a melhoria de qualidade dos serviços da rede de bibliotecas públicas em vários países do continente. A abordagens centrar-se-ão nos compromissos estabelecidos na Agenda 2063 da União Africana e na Carta Africana de Renascença Cultura, ao que se seguirá um balanço referente à implementação da Declaração de Cape Town de 2015, sobre bibliotecas públicas.

Os eventos co-organizados pelo Governo da África do Sul e pela AFLIA (Associação Africana de Bibliotecas e Instituições de Informação), reúnem representantes de mais de 20 países africanos, e decorrem no Centro de Convenções Internacionais.

A III Conferência de Bibliotecas Públicas Africanas decorre sob o lema “Conduzindo o desenvolvimento: As Bibliotecas Públicas na implementação da Agenda do Desenvolvimento”.

Fazem parte da delegação angolana, o Director da Biblioteca Nacional de Angola, João Pedro Lourenço, a Bibliotecária Sénior da Escola Nacional da Administração (ENAD), Manuela Capita, que entre 1 e 2 de Julho participaram no Workshop sobre o Programa Internacional de Advocacia que estabelece o contributo das bibliotecas na implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Uma realização da IFLA (Federação Internacional das Associações e Instituições Bibliotecárias), o Workshop foi dirigido para os PALOP, pois que além dos representantes de Angola, fizeram-se presentes técnicos da Guiné-Bissaú e de Moçambique.