Secretário-geral da ONU esperado na República Democrática do Congo

Secretário-geral da ONU esperado na República Democrática do Congo

O secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, visitará a República Democrática do Congo (RDC) nos próximos dias, noticiou Quarta-feira o porta- voz da Missão das Nações Unidas pela Estabilização no Congo (MONUSCO), Florence Marchal.

“A chefe da MONUSCO, Leila Zerrougui, fará uma comunicação nos próximos dias”, indicou nomeadamente Marchal durante uma conferência de imprensa, No último complemento do relatório divulgado em Maio passado, o SG da ONU apelou ao Governo congolês que eliminasse a proibição das manifestações públicas.

A seu ver, as diferenças persistentes entre os representantes políticos sobre o processo eleitoral e um espaço político muito fechado constituem ameaças a eleições credíveis e inclusivas, previstas para Dezembro de 2018 na RDC.

Convidou o Governo congolês a tomar medidas necessárias para criar confiança no processo eleitoral e abrir a via a uma transferência democrática do poder, encorajando- o a favorecer candidaturas de mulheres e disponibilizar fundos para a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

A ONU também recomendou à maioria presidencial e à oposição a superarem interesses partidários e trabalharem para a consolidação das práticas democráticas na República Democrática do Congo.