Mergulhador tailandês morre e dificuldades para resgate de meninos em caverna aumentam

Mergulhador tailandês morre e dificuldades para resgate de meninos em caverna aumentam

Um ex-membro da Marinha tailandesa faleceu nesta Sexta- feira (6), depois de ajudar os 12 meninos presos numa caverna do Norte da Tailândia, cujas possibilidades de resgate são limitadas.

A morte do socorrista mostra a dificuldade de um resgate sem colocar em perigo a vida dos meninos e do seu treinador de futebol, presos há 13 dias na caverna de Thuam Lang. O pessimismo aumentou entre as autoridades tailandesas, depois da alegria provocada pela descoberta, na Segunda-feira, de que os jovens estavam vivos. A Marinha tailandesa insinuou que possivelmente as equipas de emergência não terão outra alternativa a não ser tentar um resgate complexo e perigoso. A janela de tempo para retirar os jovens da caverna é “limitada”, admitiram as autoridades.

“A princípio, pensávamos que as crianças poderiam ficar durante muito tempo. Mas a situação mudou, e agora só nos resta um tempo limitado”, declarou o comandante da Marinha, Apakorn Yookongkaew, um dos coordenadores da célula de crise. Yookongkaew também explicou que cilindros de oxigênio foram espalhados ao longo da caverna para tentar abastecer as crianças e seus acompanhantes, incluindo o treinador da equipa de futebol. Mas ele não citou uma tentativa de resgate nesta Sexta-feira, quando a meteorologia prevê o retorno das chuvas de monção nesta região montanhosa da Tailândia. A informação foi divulgada poucas horas depois da morte do mergulhador tailandês.

“Após ter entregue uma reserva de oxigénio, ficou sem ar no seu retorno”, declarou o vice-governador da província de Chiang Rai, Passakorn Boonyaluck. “Perdeu a consciência no caminho de volta, seu companheiro de mergulho tentou ajudá-lo e carregá- lo”, revelou o oficial da Marinha Apakorn Yookongkaew. “Apesar de termos perdido um homem, seguimos com fé na nossa missão”, declarou Apakorn Yookongkaew com a voz embargada. A tragédia recorda a dificuldade do caminho a ser percorrido, debaixo de água, para chegar aos 12 meninos e seu treinador, bloqueados na caverna inundada. As equipas de emergência tentavam avançar o máximo nos seus preparativos de resgate, antes do retorno da chuva. Os socorristas esperam conseguir, com a ajuda de máquinas, reduzir o nível da água de modo suficiente para que os meninos consigam sair da caverna sem a necessidade de mergulhar, ou com mergulhos apenas em pontos específicos.

5 horas de mergulho

No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até ao local em que estão os jovens: seis de ida e cinco para volta, graças à ajuda da corrente. O trajecto tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água. Mas os socorristas evitam pronunciar- se a favor de um resgate dos meninos através do mergulho. “Continuamos a considerar várias opções”, declarou o general Chalongchai Caiyakam. No momento, os socorristas dizem que preferem esperar a água baixar e manter o grupo na caverna até que possa ser retirado caminhando, com uma parte mínima de trechos submersos, que seriam percorridos com máscaras. Esta é a opção privilegiada pelas autoridades, que instalaram um amplo sistema de bombeamento da água, com a ajuda de engenheiros japoneses, e já retiraram da caverna um volume equivalente a mais de 50 piscinas olímpicas.

Evitar uma saída precipitada

As autoridades querem evitar um plano de emergência que inclua uma saída precipitada. A morte do mergulhador foi um duro golpe para a moral dos socorristas, incluindo vários estrangeiros. Mas se a chuva prevista para as próximas horas provocar o aumento do nível da água, talvez não reste outra alternativa. As tempestades de monção provocaram o bloqueio dos meninos na caverna no dia 23 de Junho, quando o grupo decidiu, por um motivo que ainda não está claro, entrar no local depois do treino de futebol. Ao mesmo tempo, a equipa de resgate procura uma via de entrada a partir do topo da montanha que esteja conectada, ou que seja fácil de conectar com um trabalho de perfuração até à parte da caverna em que estão as crianças.