Juventude Patriótica, da CASA-CE, informada sobre autarquias locais

Juventude Patriótica, da CASA-CE, informada sobre autarquias locais

A Juventude Patriótica de Angola (JPA), braço juvenil da CASA-CE, realizou no Sábado, em Luanda, um acto político de massas, visando informar os jovens sobre a implementação das autarquias locais e o princípio do gradualismo adoptado pelo Governo para a realização das eleições autárquicas de 2020

Texto de: Neusa Filipe

O acto de massas, que decorreu sob o lema “Juventude Patriótica Rumo às Autarquias”, teve início no largo 1° de Maio culminando na Praça do Artesanato, no Benfica. Na ocasião, os jovens foram informados sobre a implementação gradual, consagrada na Constituição da República de Angola no seu artigo 242°.

O secretário provincial da JPA em Luanda, Fernando Cajamba, apelou aos jovens para estarem atentos aos novos acontecimentos políticos do país e não se distraírem em bebedeiras e ainda a isentarem-se da delinquência juvenil e de outros males que em nada abonam às práticas da juventude na sociedade.

Os jovens foram ainda exortados a não aceitar o gradualismo territorial mas sim o funcional. “Para a realização das próximas eleições autárquicas, agendadas para 2020, foi adoptado o princípio do gradualismo pelo Executivo, através do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado”, referiu.

O diploma legal autárquico, disponível para a consulta pública, prevê a implementação faseada ou gradual das autarquias locais para aqueles municípios que forem seleccionados para uma experiência inicial.

O referido critério é fortemente contestado pelos principais partidos na Oposição, que insistem na realização das autarquias locais em todos os municípios, sem exclusão de nenhum deles, como forma de se evitar excessivas assimetrias municipais.