família real: Príncipe Louis baptizado no Palácio de St. James em Londres

família real: Príncipe Louis baptizado no Palácio de St. James em Londres

A cerimónia foi rápida e reservada aos familiares mais próximos dos duques de Cambridge e aos padrinhos.

O príncipe Louis, filho mais novo de William e Kate, foi baptizado esta Segunda- feira, no Palácio de St. James, em Londres. A cerimónia foi curta e ficou marcada pela ausência da Rainha Tal como previsto, a cerimónia foi rápida e reservada aos familiares mais próximos dos duques de Cambridge e aos padrinhos. Com 11 semanas de idade, o príncipe Louis foi baptizado na Capela Real do Palácio de St. James, em Londres.

Depois de ter celebrado o casamento de Harry e Meghan, em Maio, Justin Welby, Arcebispo da Cantuária, conduziu a cerimónia de 40 minutos. Pela primeira vez, William, Kate e os três filhos foram fotografados juntos. Os duques de Sussex estiveram presentes, Carlos e Camila também, bem como os pais e a irmã de Kate Middleton. Só a Rainha e o duque de Edimburgo faltaram à cerimónia. A família esteve reunida em público pela primeira vez. Na verdade, as imagens de William, de mãos dadas com os príncipes George e Charlotte, e de Kate, com o príncipe Louis ao colo, a sair da capela são inéditas. Os cinco nunca tinham sido fotografados juntos. Entre os convidados estiveram Carlos e Camila, Harry e Meghan, Pippa Middleton, grávida de seis meses,e o marido James Matthews, e Michael e Carole Middleton, pais de Kate.

Escusado será dizer que, no que toca ao guarda-roupa, todos os olhos estiveram postos na duquesa de Sussex. Meghan usou um vestido verde azeitona da Ralph Lauren, com chapéu, sapatos, clutch e luvas a condizer. Enquanto isso, Kate optou por vestir-se de pérola, tal como fez Camila. Já o pequeno príncipe, aparentemente, sempre a dormir, vestiu uma réplica do roupão de baptismo real, feita à mão por Angela Kelly, a modista da Rainha. A peça original foi usada pela primeira vez em 1841 e, depois disso, pela própria Rainha e respectivos filhos e netos. Já a réplica em questão foi feita para o baptizado de James, filho mais novo do príncipe Eduardo, em 2008. Depois disso, também os príncipes George e Charlotte a vestiram no dia dos seus baptizados.

Num vídeo divulgado pelo Palácio de Kensington, Kate Middleton aparece a trocar algumas palavras com o arcebispo, já no exterior da capela e enquanto segurava no príncipe. Segundo a Sky News, a duquesa estaria a descrever Louis como “muito tranquilo e sereno”. “Espero que continue assim”, completou. Durante a cerimónia, foi usada uma outra peça histórica da família real britânica, The Lily Font (que pode traduzir-se para “A Fonte do Lírio”). Uma pia batismal em prata, encomendada pela rainha Victoria e pelo príncipe Alberto para o baptizado da princesa Victoria, primeira filha do casal, em 1841. Desde então que é usada em todos os baptizados reais. O de Louis, o quinto na linha de sucessão ao trono britânico, não foi excepção, tendo sido usada água proveniente do rio Jordão.