Research Atlântico: Produção petrolífera fixou-se em 1,431 milhões barris/dia em Junho

Research Atlântico: Produção petrolífera fixou-se em 1,431 milhões barris/dia em Junho

ESPAÇO ANGOLA

• A produção petrolífera referente ao mês de Junho fixou-se em 1,431 milhões barris/dia, uma redução de 5,8% face à produção de Maio, segundo as fontes secundárias do relatório da OPEP.

• As reservas dos bancos comercias junto ao Banco Nacional de Angola registaram redução de 2,8%, em Junho, fixando-se em 1.103,37 mil milhões AOA.

 ESPAÇO INTERNACIONAL

• Alemanha: A taxa de inflação homóloga situou-se em 2,1% durante o mês de Junho uma desaceleração de 1 p.p. face ao registo anterior. • Canadá: O Banco Central aumentou a taxa de juro directora em 0,25 p.p., para 1,5%, após cinco meses inalterada.

 VISÃO ATLÂNTICO

• A produção petrolífera referente ao mês de Junho fixou-se em 1,431 milhões barris/dia, uma redução de 5,8% face à produção de Maio, segundo as fontes secundárias do relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A redução de 88 mil barris/dia, é a segunda mais acentuada entre os membros da OPEP, com a liderança a ser assumida pela Líbia que reduziu a produção em 254,3 mil barris/ dia, fixando-se em 708 mil barris/ dia, no período em análise. Apesar dos registos referidos, a produção total da Organização registou aumento de 173,4 mil barris/dia, situando- se em 32,327 milhões barris/ dia.

O registo de Angola poderá reflectir os constrangimentos no sector petrolífero, que contribuíram para a redução do investimento realizado no sector nos últimos anos. Ressalta-se que a Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a produção petrolífera em Angola deverá registar reduções de 370 mil barris/dia, para 1,29 milhões barris/ dia até finais de 2023.

• O Banco Central aumentou a taxa de juro directora em 0,25 p.p., para 1,5%, após incremento na mesma proporção, para 1,25%, na reunião de Janeiro do ano corrente.

A decisão foi tomada em função do desempenho positivo da economia que opera próximo do potencial, com uma taxa de crescimento homólogo do PIB de 2,5% no mês de Abril, do registo da taxa de inflação que se fixou em 2,2% em Maio, no target de 1% a 3% e do dinamismo do mercado de trabalho, com a taxa de desemprego a situar-se em 6%.

Por outro lado, a recente imposição de tarifas, por parte dos Estados Unidos da América, ao alumínio e aço canadiano em 25% e 10%, respectivamente, com possíveis efeitos nos níveis de preços, contribuiu, decisivamente, para o aumento da taxa de juro. Destaca-se que o nível da taxa é o maior desde Novembro de 2008.