EUA, Coreia do Norte em conversas raras sobre restos mortais de soldados da Guerra da Coreia

EUA, Coreia do Norte em conversas raras sobre restos mortais de soldados da Guerra da Coreia

Oficiais militares dos EUA e da Coreia do Norte reuniram-se na fronteira inter-coreana no Domingo para discutir o retorno dos restos mortais de soldados norte-americanos caídos na Guerra da Coreia de 1950-53. Foi a primeira vez em nove anos que generais dos dois lados conversaram, disse a agência de notícias sulcoreana Yonhap.

O repatriamento dos restos mortais aos EUA foi um dos acordos alcançados durante uma reunião sem precedentes entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un, em Junho, em Singapura. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, divulgou o plano de negociações depois de visitar Pyongyang neste mês, argumentando que é uma das principais questões em que os dois lados progrediram, embora o Norte tenha acusado a sua delegação de fazer exigências semelhantes às de um gangster.

Desnuclearização durante a viagem.

Pompeo disse inicialmente que os dois lados concordaram em manter conversações sobre os mortos per na Quinta-feira, mas nenhum representante da Coreia do Norte apareceu na fronteira. A Coreia do Norte, em seguida, propôs a reunião de oficiais militares dos EUA no Domingo, disseram autoridades sul-coreanas. A agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando o Governo sulcoreano e fontes militares norteamericanas, disse que as negociações começaram às 21h00 de Luanda na vila fronteiriça de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa as duas Coreias.

Três veículos das forças dos EUA na Coreia do Sul, com bandeiras da ONU, foram vistos a caminho da fronteira no início do dia, disse a Yonhap. Michael Minihan, um general da Força Aérea das Forças Coreanas dos EUA que também é chefe do Comando da ONU (UNC), representava o lado norte-americano e espera-se que o seu colega seja um comandante militar da ZDM, disse a agência de notícias. Um funcionário da UNC disse que não tinha informações para confirmar o relatório, embora tenham sido feitos preparativos para as negociações de Domingo. Uma porta-voz da Embaixada dos EUA em Seul não estava disponível para comentar. Não houve nenhum relatório sobre na estatal norte-coreana sobre a reunião. A Coreia do Norte e os Estados Unidos realizaram operações conjuntas para recuperar os restos mortais de soldados norte-americanos de 1996 a 2005, mas as suas relações azedaram à medida que Pyongyang acelerava o seu programa nuclear. Em 2013, o Norte cortou a sua linha direta com a UNC, declarando que o armistício que encerrou a Guerra da Coreia era nulo e sem efeito.

O Pentágono disse que autoridades norte-coreanas indicaram no passado que têm os restos mortais de 200 soldados norte-americanos. Mas uma autoridade militar dos EUA, familiarizada com o assunto, disse no mês passado que não estava claro o que a Coréia do Norte poderia entregar. As forças dos EUA trouxeram cerca de 100 caixões de madeira para a DMZ no mês passado, que serão usados para transportar os restos mortais, segundo a Yonhap. Apenas algumas horas depois de Pompeo deixar Pyongyang a 7 de Julho, o Norte disse que se ofereceu para discutir a declaração de um fim formal da Guerra da Coréia, mas o lado americano mostrou pouco interesse, dando “certas condições e desculpas”. As duas Coreias permanecem em estado técnico de guerra desde que o conflito de 1950-53 terminou numa trégua, não um tratado de paz. A Reuters não conseguiu confirmar se a questão do armistício foi discutida nas negociações de Domingo. Na cimeira de Singapura, Kim Jong Un assumiu um amplo compromisso de “trabalhar para a desnuclearização”, mas ficou aquém de detalhes sobre como ou quando ele iria desmantelar o programa nuclear da Coreia do Norte, que desfiou as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.