Twitter suspende duas contas ligadas a 12 russos acusados por Mueller

Twitter suspende duas contas ligadas a 12 russos acusados por Mueller

O site de redes sociais Twitter suspendeu neste Sábado duas contas ligadas a 12 espiões russos acusados pelo assessor especial Robert Mueller por interferir na eleição presidencial dos EUA em 2016.

Na Sexta-feira, um júri federal acusou os 12 oficiais de inteligência russos de hackear as redes de computadores democratas em 2016 na mais detalhada acusação dos EUA, ainda que Moscou se tenha metido nas eleições para ajudar o republicano Donald Trump. O Twitter disse no Sábado que suspendeu as contas @DCLeaks_ e @Guccifer_2 que foram nomeadas na acusação, alegando uma ampla conspiração que envolve hackings sofisticados e lançamento de documentos.

A acusação alega que, por volta de Junho de 2016, os conspiradores divulgaram dezenas de milhares de e-mails e documentos roubados “usando personalidades online fictícias, incluindo ‘DCLeaks’ e ‘Guccifer 2.0’”. Em um comunicado no Sábado, um porta-voz do Twitter disse: “As contas foram suspensas por estarem conectadas a uma rede de contas anteriormente suspensas por operar em violação das nossas regras”. Nos últimos meses, o Twitter removeu contas de usuários suspeitos em uma tentativa de evitar a disseminação de notícias falsas e “encorajar uma conversa saudável”, disse a empresa.

O indiciamento de Sexta-feira foi o primeiro de Mueller, que cobra directamente do governo russo a intromissão na eleição. O Kremlin nega que tenha interferido. Falando em uma conferência sobre segurança cibernética na Filadélfia no Sábado, a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kirstjen Nielsen, disse que as acusações provaram que os Estados Unidos “não tolerarão a interferência nos nossos processos democráticos e que haverá consequências para qualquer que seja a interferência estrangeira”.