Karina Barbosa: “Os Globos de Ouro Angola serão o maior e mais prestigiado evento de premiação de Angola”

Karina Barbosa: “Os Globos de Ouro Angola serão o maior e mais prestigiado evento de premiação de Angola”

Domingo 22 de Julho realiza-se a I edição dos prémios denominados “Globos de Ouro Angola”. Karina Barbosa é membro da organização e com outros 13 elementos também integra a Academia Globos de Ouro de Angola (júri). Nessa entrevista, a CEO da STEP, fala dos eventos que levaram à realização desse evento em tão curto espaço de tempo

POR: Dani Costa

O que são os “Globos de Ouro Angola”?

São um novo evento de premiação e distinção que a STEP está a implementar em Angola, inspirado em formatos internacionais semelhantes, de forma a prestigiar os profissionais nas áreas do Teatro, Rádio, Televisão, Desporto, Música e Moda, e também para estimular, e alavancar a dinamização destas e, futuramente, de outras áreas como o cinema, a literatura, etc., começando por estas áreas que lhes são “vizinhas”, promovendo os profissionais e artistas angolanos e/ou que trabalham no e para o mercado angolano, dando maior visibilidade às suas realizações e conquistas. Para tal, convidámos a Platina Line para ser nossa parceira na organização e criámos uma “Academia Globos de Ouro Angola”, composta por 14 membros que determina quem serão os nomeados e que também têm direito a voto, juntamente com o público que pode votar nos seus preferidos, em www.globosdeouroangola. com, ao longo da semana que antecede o evento.

O que ditou a sua realização em Angola este ano?  Qual será a sua periodicidade e o motivo da sua realização em tão pouco tempo, depois da sua apresentação inicial?

Karina Barbosa: “Os Globos de Ouro Angola serão o maior e mais prestigiado evento de premiação de Angola” O que ditou a sua realização foi a vontade de fazermos um projecto novo que pudesse abarcar áreas que não são premiadas nos Troféus Moda Luanda e que já vinham a reclamar por este tipo de reconhecimento há algum tempo, que merecem esta visibilidade e prestígio, e também a nossa constante vontade de trabalhar e inovar sempre. O evento será anual e nesta primeira edição, pelas dificuldades e burocracias inerentes a uma primeira edição de um projecto desta dimensão e importância, a apresentação não pôde ser feita com a antecedência que nós desejávamos. Nós resolvemos fazer agora o evento e não mais tarde porque estas premiações são referentes a 2017 e adiar mais faria as mesmas ficarem demasiado desfasadas no tempo a que se referem.

Quais foram os critérios usados para a escolha dos primeiros nomeados? Foi pacífico?

Foi uma reunião de aproximadamente 5 horas onde os 14 membros da Academia Globos de Ouro Angola apresentaram e fundamentaram as suas indicações. Claro que é difícil, pois há muitos talentos e excelentes profissionais que também poderiam estar… mas só há quatro lugares, então o foco está realmente no desempenho no ano de 2017, em particular, e acabou por ser até mais fácil do que eu antevia. Não que os que não foram nomeados não sejam igualmente bons, são sim também muito bons, mas na opinião da Academia, estes 108 nomeados apresentados são os que mais destaque e realizações tiveram em 2017, particularmente.

Rádio, Música, Televisão, Moda, Desporto, são algumas das categorias existentes.  É fácil encontrar nomeados nestas categorias, sobretudo numa fase em que se assiste a um boom nestas áreas?

É fácil encontrar nomeados, o difícil é mesmo seleccionar apenas quatro de cada… Há muito talento e profissionalismo merecedor de reconhecimento, e ainda bem que haverão muitas mais edições para que no futuro, os que não foram contemplados nesta edição possam vir a estar. Só é preciso continuarem a trabalhar com dedicação e profissionalismo por amor à sua arte, pois os prémios não devem ser um objectivo mas sim uma consequência.

Como é que esperam chegar a uma figura revelação do ano que represente todos aqueles que se notabilizaram em várias áreas no país?

É impossível uma única pessoa representar todas as áreas… O vencedor do Globo de Ouro Revelação representará a força e o poder de quem se arrisca a lançar-se numa qualquer nova área de actividade e faz a diferença naquele ano. Todos são igualmente merecedores, então vencerá aquele que se tiver destacado um pouquinho mais que os outros, seja em dimensão ou em criatividade e inovação, no ano passado.

Que importância tem a escolha de um ícone? Pensa que será uma escolha que não venha a mexer com outras sensibilidades que não se sintam representadas nesta figura?

Um Ícone Nacional é alguém cujo corpo de trabalho tenha sido significativo para o país na história da sua área de actividade. Mas obviamente que nenhuma eleição é unânime e haverá sempre alguém que pode não se rever no galardoado. Está no seu direito, tal como estão no seu direito os que se revêm na personalidade que venha a ser distinguida. Nunca se irá agradar a Gregos e Troianos… Logo, neste caso em particular, valerá a opinião e bom senso dos membros da Academia Globos de Ouro Angola, nos quais eu confio plenamente.

Como é que decorre o processo de votação? Quais são os números iniciais de forma geral?

A votação decorre desde 2ª feira passada até ao próximo dia 21 de Julho, no site www.globosdeourangola. com, e conta já com mais de 50 mil votos! Os membros da Academia farão a sua votação no Sábado, que em conjunto com as votações públicas via Internet, determinarão os vencedores que vamos conhecer na noite de Domingo.

O que se pode esperar das pessoas depois de escolhidas?

Apenas a recepção de uma estatueta ou trabalharão de algum modo em prol das áreas em que forem escolhidas? Espera-se que continuem a trabalhar e que incentivem os seus colegas de área e os novos talentos a trabalharem também cada vez mais e melhor para dinamizarem ou alavancarem as suas áreas de actuação dando-lhes mais visibilidade e quiçá, abrindo-lhes portas para novas parcerias e realizações. O Troféu em si, será uma recordação de um ano de excelência na sua carreira, que espero os motive a continuarem a trabalhar afincadamente e a fazer a diferença nos seus ramos, para poderem voltar a ser nomeados e/ou vencedores nas edições futuras.

Quais são as diferenças entre o Globo de Ouro Angola e os prémios já existentes no país?

Os Globos de Ouro Angola são a premiação mais alargada e abrangente do país, suportada por uma academia de pessoas reconhecidas e respeitadas nas suas áreas com carreiras de sucesso e mérito próprio. O evento em si será o mais elegante e cheio de glamour do país, a que todos os angolanos poderão assistir através da TV Zimbo, no próximo Domingo a partir das 21H30 e em todo o mundo, através do streaming live (transmissão ao vivo via Internet) assegurado pela Platina Line.