Um discurso soberano e um borrão no futuro político de Kabila

Um discurso soberano e um borrão no futuro político de Kabila

Diante de ambas as Câmaras do Parlamento, reunidas no Congresso, Joseph Kabila fez um discurso soberano sem dizer nada sobre o seu futuro político.

Ao longo da sua alocução de 45 minutos, Joseph Kabila não desfez a ambiguidade sobre o seu possível terceiro mandato, enquanto o assunto ainda está em debate, especialmente entre a classe política. “O Congo nunca deu lições a alguém e não está pronto para recebê- las. Sanções, ameaças não nos distrairão do caminho que escolhemos. Ide para as eleições “, afirmou Kabila. Aos 47 anos de idade, incluindo 17 passados já no poder, Joseph Kabila também aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da sua governação.

“Devemos fortalecer o Exército e a Polícia para incluir a luta contra o terrorismo nos Kivus (…) É o momento para que a sede de justiça do nosso povo seja selado”, declarou o presidente. O presidente da RDC falou um dia antes do final da sessão especial do parlamento. Esta sessão centrou-se na lei sobre o estatuto dos antigos Chefes de Estado eleitos. Na imprensa, Joseph Kabila também aparece num contexto caracterizado por apelos da sociedade civil e da oposição contra a probabilidade de ele tentar um terceiro mandato.

Vários executivos do PPRD, incluindo o seu vice-secretário permanente, Ferdinand Kambere, sublinharam que se Kabila voltar a concorrer à presidência, em Dezembro de 2018, não será por um terceiro mandato, mas por “um novo mandato” que, segundo eles, teria lugar após a revisão constitucional de 2011. A Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC) abrirá as candidaturas para as eleições presidenciais e legislativas a 25 de Julho de 2018.