Rivais definem liderança do Girabola Zap no Domingo

Rivais definem liderança do Girabola Zap no Domingo

O Petro de Luanda e o 1º de Agosto, depois do empate sem golos na primeira volta, reencontram-se amanhã, no Estádio 11 de Novembro, às 16:00, para a discussão dos importantes três pontos, na 25ª jornada

POR: Sebastião Félix

O 76º clássico entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto amanhã, no Estádio 11 de Novembro, às 16:00, vai definir o líder do Girabola Zap. De acordo com os dados da tabela classificativa da prova nacional, um ponto separa as duas formações. Na jornada em questão, a 25ª, quem vencer estará em condições de chamar a si a conquista do título da maior festa do desporto- rei em Angola. Isto só será possível se o suposto líder não empatar ou perder qualquer jogo nesta ponta final do Campeonato Nacional. Os militares, com menos um jogo (Recreativo da Caála), por estarem engajados nas Afrotaças, são teoricamente favoritos.

Por isso, são obrigados a sair da maratona de empates, cinco, desde que arrancou a segunda volta. A equipa técnica, nos treinos, trabalhou mais os sistemas tácticos ofensivos, uma vez que o ataque militar está sem pontaria. Os avançados Jacques, Guelor, Nelson da Luz e outros, entram para discutir os três pontos com objectividade e devolver alegria aos adeptos. Por sua vez, os tricolores regressam de Calulo, Cuanza-Sul, reduto do Recreativo do Libolo com um empate a duas bolas.

Como é evidente, a equipa técnica faz do resultado uma peça museológica desportiva, mas, sempre com um passo à rectaguarda. Para o treinador do Petro de Luanda, Beto Bianchi, o jogo está a ser encarado com muitas cautelas, porque só interessa a vitória. No entanto, contará com os préstimos do avançado Thiago Azulão, do médio Toni e outros para surpreender o rival de longa data. Na primeira volta, as duas equipas, no Estádio 11 de Novembro, palco partilhado pelas duas formações, empataram sem golos.