Angola e Marrocos preparam terceira reunião bilateral

Angola e Marrocos preparam terceira reunião bilateral

Uma reunião técnica preparatória da 3ª sessão da Comissão bilateral Angola-Marrocos, que vai discutir matérias sobre política, diplomacia, economia, entre outras, realizase na Segunda-feira, em Luanda. Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a reunião vai abordar ainda assuntos das áreas da cultura, social e finanças, além dos sectores produtivos e empresarial.

A ocasião será igualmente aproveitada para as partes analisarem o nível de cooperação bilateral, os instrumentos jurídicos a serem finalizados e assinados durante a 3ª sessão, as perspectivas de cooperação, bem como a definição da data e local da próxima reunião da Comissão Bilateral Angola- Marrocos.

O Reino de Marrocos pretende reforçar a cooperação com Angola em vários domínios, tendo elencado os sectores do turismo, indústria, defesa e segurança, interior, economia e comércio, educação, saúde, energia e águas, política e diplomacia como os eixos prioritários para a cooperação dos novos tempos. As relações de cooperação bilateral Angola – Marrocos datam desde os primórdios da luta pela Independência dos povos africanos.

Em Outubro de 1988 foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural. A reunião será orientada pelo secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.