Angola e quénia reforçam cooperação no domínio político e económico

Angola e quénia reforçam cooperação no domínio político e económico

A ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quénia, Monica Juma, inicia hoje, Domingo, 22, uma visita oficial a Angola, no quadro da cooperação bilateral. Segundo uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, durante dois dias delegações de Angola e do Quénia vão abordar, em Luanda, questões ligadas ao reforço da cooperação nos domínios político, diplomático, económico, comercial, industrial e cultural.

O programa da chefe da diplomacia queniana inscreve um encontro com o seu homólogo angolano, Manuel Augusto, conversações oficiais entre delegações de Angola e do Quénia e uma palestra sobre a “segurança e paz em África”, a ser realizada na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

A ministra regressa a Nairobi (Quénia) na Terça-feira, dia 24. Angola e Quénia mantêm “relações” desde 1961, mas o ponto alto deu-se em 1974, na Conferência de Nakuru, em Mombassa.

Em 2012, os dois estados assinaram três instrumentos jurídicos, concretamente o acordo geral de cooperação, económica, científica, técnica e cultural, o memorando de entendimento sobre consultas políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quénia e o acordo sobre a criação da comissão bilateral.