Candidato da Lista B à presidência da UNAC-SA mobiliza eleitores

Candidato da Lista B à presidência da UNAC-SA mobiliza eleitores

O candidato da lista B à presidência da União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores (UANC-SA), Belmiro Carlos, trabalhou no Sábado, em Cabinda, para a apresentação do seu programa e mobilização dos eleitores locais

Belmiro Carlos afirmou à imprensa, depois do encontro que manteve com os artistas de Cabinda, que candidatou-se à liderança da UNAC para inverter o mau momento que se vive neste momento. Além disso, acrescentou, veio a Cabinda por ser um pólo importante que pode fazer a diferença durante a sua campanha, manter uma conversa com os artistas locais e pedir o seu voto.

Belmiro Carlos apontou cinco pilares do seu programa de acção, sendo o primeiro referente à gestão dos direitos de autor que, na sua opinião, não tem sido bem levado e compreendido a nível da instituição. Sublinhou que a UNAC é uma entidade de gestão colectiva de autores e conexos e não uma simples uma associação sócio-cultural.

Outro pilar consiste em intervir no ambiente de trabalho artístico, integração social do artista, a solidariedade e unidade da classe, dinamização e revitalização administrativa da agremiação, que considerou estar praticamente desestruturada. Apelou ao voto consciente os eleitores de Cabinda, de modo a fazer desta oportunidade um momento para unir, fortificar e fortalecer a instituição e a classe artística. O candidato da lista B promete ainda tornar a classe artística mais unida e solidária, bem como criar uma fábrica de discos no país.

A lista B tem como vice-presidente, Dom Caetano e como secretáriogeral, Kizua Gourgel. Na eleição, o elenco liderado por Belmiro Carlos vai concorrer com a lista A encabeçada por Zeca Moreno, sendo que o acto eleitoral acontece a 17 de Agosto e os resultados serão conhecidos no dia 21 do mesmo mês. A UNAC-SA é uma associação sócio- cultural e profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, teatristas, coreógrafos e bailarinos.

A organização, com mais de seis mil membros, tem por finalidade a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados. A UNAC-SA está representada nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico, Cuanza-Sul, Benguela, Huambo, Huíla e Cunene.